Ina Melo 1 de fevereiro de 2016

ina melo paixao carnaval

[email protected]
http://www.blogdeinamlo.blogspot.com.br/
http://meloina.blogspot.com.br/
http://www.inamelo.blogspot.com.br/

O rebuliço na casa era grande. A avó, dez dias depois da morte do marido estava fantasiada de Cigana e iria ao baile de carnaval do mais tradicional Clube da cidade. Filhas, nora e netos não podiam entender aquela atitude. Finalmente, foram 43 anos de perfeita harmonia, vividos por eles. Por que tinha de ser agora? Está certo que a vida continua e isso podia provar pelo seu ar sorridente e alegre.

Quando aconteceu o desfecho, todos se reuniram prometendo que respeitariam os desejos de Tereza. Sair do casarão, ir morar num flat, com Bel cria da casa, jovem e dedicada.  Mas a ideia maluca de participar de um baile de Carnaval, essa não, era demais! E os amigos do pai, os vizinhos, o que iriam pensar?

Paulo, o filho mais velho, disse: – Mamãe enlouqueceu – só assim se justifica brincar Carnaval em tão pouco tempo. Renata, a filha mais nova, só fazia chorar. Netos e netas, jovens modernos e irreverentes, admiradores e apaixonados pela avó, deram toda força e foi uma delas que arrumou tudo às escondidas.

Tereza estava irredutível: Prometera a si mesmo, há muitos anos que se um dia ficasse viúva voltaria a brincar carnaval. Namorara e noivara num dia de carnaval e Paulo sempre fora um folião. Quando casou ele lhe impôs- com autoridade: Carnaval agora só para mim que sou homem!

A princípio ela resistiu, mas a vida, os filhos e o desencanto fez com que aceitasse aquele estúpido castigo. Nesses 43 anos de vida em comum, muitos foram os sonhos anulados, mas o do Carnaval permaneceu intacto no seu coração, corpo e pensamentos. Como explicar aos filhos que isso nada tinha a ver com o companheirismo e carinho que dedicara ao marido?

A vida para ela, como acontece com milhares de mulheres de outra geração, passou como um barco navegando em mar de calmaria. Era feliz, orgulhosa da família e nada lhe faltara. Porém, no seu interior, latente, forte arrebatadora, conservou para si a paixão do Carnaval.

Quando, em pleno mês de fevereiro ele partiu. A primeira coisa que lhe veio à mente foi à proximidade das festas de Momo. Dentro dela, algo arrebentou. Passado o primeiro impacto de perda, sentiu que a força da vida estava na alegria da folia. Ele iria entender, pois sempre lhe prometera isso.

Tereza nada fez escondido. Revirou seus guardados e encontrou a bela fantasia de Cigana, – a última que vestira antes do casamento. Como o tempo não foi dos mais ingratos, ela apenas precisou abrir as costuras e a roupa lhe coube perfeitamente.

Agora, ante o espelho, o que via era a jovem feliz, de pele macia, olhos brilhantes, rodopiando no salão nos braços de Paulo, recebendo o toque gelado do lança-perfume. O tempo de ontem se misturava ao de hoje. Batendo palmas, Marcela, a neta mais parecida com ela, dizia: Ótimo, vovó! Você está linda, vai arrebentar no salão.

– Tereza sabia que ali estavam os destroços de uma juventude perdida no tempo. O rosto marcado pelas rugas e os lábios pintados de vermelho mostravam as irregularidades das linhas deixadas pelo batom. Do baú, tirara colares, argolas, todos dourados. As antigas sandálias estavam perfeitas, era como se o ontem não tivesse durado mais de quatro décadas e fosse quase hoje.

Dois dos seus netos iriam acompanhá-la ao baile. Os filhos tentaram mais não conseguiram demovê-la da ideia. Tereza, além de bonita estava iluminada quando atravessou o salão e saiu rodopiando, cantando velhas marchinhas. Aqueles confetes e serpentinas, os rostos sorridentes, o som da orquestra levavam-na para um paraíso de paixões efêmeras e sonhos impossíveis, coisas que só a alegria do Carnaval pode realizar. Lá onde estivesse Paulo saberia lhe perdoar.

Obs: Imagem enviada  pela autora

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]