foto mauriciocavalheiro

[email protected]
rastrosliterarios.blogspot.com

Depois de colocar as mercadorias no porta-malas, Luiza recolheu alguns centavos da bolsa para gratificar ao menino do supermercado que a auxiliara. Tinha ojeriza a supermercado. Entretanto, submetera ao sacrifício para organizar o jantar que o marido ofereceria para empresários europeus.
Instalando-se no automóvel mirou-se no retrovisor alinhando os cabelos com as mãos. Retocou o batom e girando a chave manobrou o veículo rumando para o colégio onde sua filha estudava.
“Deverei usar um Dior ou um Coco Chanel?”- pensava enquanto superava avenidas. Absorta, quase ignorou a filha que a esperava comendo um sanduíche.
– ‘Tá distraidaça dona Luiza!?
– Já falei que não quero você usando esse vocabulário, Diana.
– Dá um tempo, mãe!
– …E você sabe que eu odeio quando você come dentro do carro.
Afrontando a mãe, Diana lambeu vagarosamente os dedos, sentou-se no banco traseiro e pilheriou:
– Tá a fim, mãe? Tá uma delícia…
Luiza calou-se: eram inúteis as reprimendas à filha de quinze anos. Diversas vezes cerrara os olhos investigando o passado em busca de algum erro que cometera na educação da filha.
– É hoje o jantar com os bacanas?
– É.
– Tô pulando fora… Não tenho saco pra aturar essas babaquices.
A decisão da filha deixava-a aliviada. Era prudente que esta se ausentasse, caso contrário poderia comprometer o sucesso daquele compromisso.
– Olha o sinal, mãe! Tá cega?
A advertência da filha fê-la imprimir o pé no freio e evitar um acidente.
Sem que percebessem, um menino de rua, de cor negra, esfarrapado, descalço, foi se aproximando do automóvel. Quando o viram, assustaram-se. Luiza pressupôs um assalto. Pensou omitir o rolex, as pulseiras e os colares de ouro. Mas, receou uma investida letal. A filha, pétrea, segurava o sanduíche.
– O que… que… você… quer? Indagou Luiza temerosa. Por favor… não nos faça… mal…
O menino, macérrimo, permaneceu olhando-as, sem dizer uma palavra. Quando o semáforo liberou o tráfego, ele, num arrebatamento, subtraiu o sanduíche das mãos de Diana e fugiu.
O menino estava com fome.

Obs: Publicado no Nheengatu-Mirim (Jornal da Academia Pindamonhangabense de Letras)

O autor é membro da Academia Pindamonhagabense de Letras é autor de: Lágrimas de Amor – poesia; O sapinho jogador de futebol – infantil; O estuprador de velhinhas & outros casos – contos; Histórias de uma índia puri – infanto-juvenil; O casamento do Conde Fá com a Princesa do Norte, e Um caso de amor na Parada Vovó Laurinda – cordéis.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]