romulo o colorido1

[email protected]
www.poematisando.blogspot.com

Em Óbidos, a presença de um personagem se sobressai em meio aos muitos foliões que seguem os trios elétricos pelas ladeiras da cidade presépio no período do carnaval. Este personagem é o famigerado Mascarado Fobó.

Com a indumentária toda colorida, essa figura maior do carnaval dos obidenses dá brilho e vida cultural aquele que é considerado o maior carnaval de rua da região oeste do Pará. O Fobó é a manifestação das pessoas que ainda tentam preservar a cultura local vestindo-se de dominó, pulando alegremente ao compasso das marchinhas, ou das músicas dos blocos.

Quem vem a Óbidos, no período carnavalesco, vê esse misto de “palhaço alegórico” misturado à multidão nos sete blocos que compõem a quadra carnavalesca obidense. Mas sua presença é mais marcante no bloco Unidos do Morro, que é considerado o bloco oficial do Mascarado Fobó.

Brincando a frente do bloco, os mascarados vão levando alegria e desconfiança a quem assiste, pois a qualquer momento, o espectador pode ser surpreendido pelo amido de milho, item indispensável do mascarado.

E assim, o carnaval obidense se destaca graças à figura deste pitoresco personagem.

romulo o colorido2

romuloo colorido3

romulo o colorido 4

romulo o colorido6

romulo o colorido5

 

romuloocolorido7

romuloocollorido8

romulo o clorido9

romuloocolorido10

Obs: Fotos do autor.

O autor é poeta e fotógrafo amador. Trabalha na UFOPA / campus de Óbidos.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]