Reginaldo Veloso 1 de fevereiro de 2016

foto reginaldo v4

[email protected]

(Lc 1, 1; 4.4.14-21)
Na sequência das “manifestações” do Messias, ei-lo num dia de sábado, na sinagoga, em Nazaré, como era seu costume, desta feita, para dizer à sua gente a que veio, qual a sua missão em meio a seu povo.

Como historiador-teólogo, Lucas, voltando-se para o seu público, as comunidades evangelizadas por Paulo, gente de outra cultura que não a cultura e religião judaicas, apresenta Jesus proclamando as Escrituras sobre a sua própria existência, seus objetivos, sua prática libertadora, que vem inaugurar um novo espaço, onde todos cabem e ninguém é excluído, um novo tempo, um tempo de graça, quando todos e todas poderão sentir-se acolhidos e abraçados por Deus.

Daqui por diante, a proclamação das Escrituras terá uma única finalidade e importância: clarear os passos do Caminho, ou seja, revelar o sentido profundo dos acontecimentos cotidianos, aquecer os corações com a esperança da Libertação, “e a esperança”, como diria Paulo, de quem Lucas foi discípulo, “não decepciona” (Rm 5,5).

Essa esperança, que levou a Mãe do Senhor a exultar em Deus seu Salvador, é a mesma que faz a comunidade cristã, hoje, vibrar e cantar.

Mas o que faz a beleza e a honestidade do nosso canto, de nossas celebrações, é, antes de tudo, a autenticidade da nossa vida cristã comunitária… Comecemos, então, o ano, fazendo-nos um sério questionamento: as pessoas que aqui nos reunimos somos realmente gente que se olha nos olhos, que se conhece, se ama e se ajuda?… Junto, fazemos a leitura dos “sinais dos tempos” e comprometemos nossas vidas com as grandes causas do nosso povo?… A Nação atravessa uma conjuntura econômica e política muito problemática… Os Movimentos Sociais Populares precisam mobilizar-se e ir às ruas dar seu grito… Comecemos, como Igreja, com a Campanha da Fraternidade Ecumênica: CASA COMUM, NOSSA RESPOSABILIDADE! A Quaresma vem aí!

Obs: Reginaldo Veloso de Araújo é Presbítero das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs,  no Morro da Conceição e Adjacências, Recife-PE.
Compositor litúrgico, com diversos CDs gravados pela COMEP/Paulinas e pela PAULUS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]