[email protected]

Com a chegada de um novo ano, o futuro tão planejado e esperado parece se tornar presente. O que parecia tão distante está aí, batendo à sua porta. Como serão estes 365 dias que virão? Com qual motivação devemos fazer planos e esboçar as ações? Como encarar 2010: com realismo ou com esperança?

Realismo e esperança formam uma boa dupla, dois bons companheiros para uma jornada que está por começar. Olhar para o novo ano com realismo é necessário. É colocar os pés no chão, é fazer as contas para ver se os planos de festas e de férias estão dentro do orçamento, é não se deixar levar pelas velhas e batidas musiquinhas (“adeus ano velho, feliz ano novo…”), como se o simples embalo da canção nos elevasse por sobre os problemas que logo precisaremos encarar.

Ficar apenas no realismo, porém, pode tornar a vida chata, quadrada, cinza, monótona. Pode tirar a motivação e o encantamento que nos impulsionam à frente, rumo às conquistas, aos sonhos e desafios. É aí que entra a esperança. Tire a esperança do mundo e no mesmo instante as coisas param. Se não há esperança, então não há nenhuma razão para investir, trabalhar, estudar, sonhar e planejar.

Realismo com esperança. Esperança com realismo. Bem dosados. Equilibradamente usados. Que estes dois elementos inseparáveis estejam conosco nesta virada de ano. Desta maneira, desejo a todos um ano novo que valha a pena. ( 31.12.2009)

http://bettosantos.blogspot.com

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]