1 de dezembro de 2015
www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]
Famoso era seu Pai, o conhecido Secretário de Estado norte-americano do pós-guerra, de 1953 a 1959, John Foster Dulles. Avery Robert Dulles nasceu em 1918 e, seguindo a praxe dos jovens estudiosos americanos de classe alta, ingressou com dezoito anos na Universidade de Harvard.
De família presbiteriana, Avery era naquela altura um ateu convicto mas, como muito estudioso e ávido de cultura, começou a ler com grande interesse Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino e outros grandes mestres do pensamento católico. Declarou depois: “Quanto mais eu refletia, mais me convencia que a doutrina católica era consistente e sublime”. Avery Robert encontrou a verdade na livraria e na capela, além da biblioteca da Universidade. Nos fins de semana, tomava livros emprestados em uma livraria e assim leu avidamente Lutero e Calvino e os decretos do Concílio de Trento, que implantou na Igreja a verdadeira reforma católica contra a pseudo-reforma protestante. ”Percebi então que minhas simpatias se voltavam todas para a Igreja Católica e comecei a pensar que lá era meu lugar” – declarou anos depois. Na capela da Universidade, Avery teve seu primeiro contato com a liturgia católica e por ela ficou empolgado.
Em 1938, o proprietário da sua livraria preferida, indicou-lhe um padre jesuíta, que começou a dar-lhe formação católica. Durante sete semanas, Avery estudou profundamente e com o maior empenho a doutrina católica. Essa sua decisão de se tornar católico desagradou profundamente a família, mas o pai, John Foster, respeitou a decisão do filho. Avery foi recebido na Igreja Católica em 1940, quando contava 22 anos de idade. Após a graduação em Harvard, alistou-se na Marinha e participou da 2ª Guerra Mundial. Após a guerra, entrou na Companhia de Jesus e se ordenou sacerdote em 1956. Depois de um ano de estudos na Alemanha, foi aluno de eclesiologia do jesuíta americano Francis Sullivan na Universidade Gregoriana. Ensinou no Woodstock College e na Catholic University of America. Foi professor sobretudo na Universidade de Fordham por 50 anos.
Autor de mais de 700 artigos teológicos, escreveu 22 livros. Em 1994 foi signatário do Documento “Evangélicos e católicos juntos”.
Avery Dulles, já venerando sacerdote com 83 anos, foi criado Cardeal por São João Paulo 2º no Concistório de 2001, último de seu pontificado. Em 19 de abril de 2008, o Papa Bento 16 o recebeu em audiência particular, durante sua visita aos Estados Unidos.
Veio a falecer em 12 de dezembro de 2008, com a fama de convertido sincero, sábio e santo.
Obs: O autor é arcebispo emérito de Maceió.
