Paulo - BatataDoce

Os principais benefícios da batata doce são fornecer energia com carboidratos saudáveis sem que para isso seja muito elevado o nível de açúcar no sangue e por isso é uma excelente opção para quem malha e em pequenas quantidades para quem está fazendo dieta.

Já há bastante tempo que os praticantes do BODYBUILDING são profundos conhecedores dos benefícios da Batata Doce e não à toa buscam variar o máximo possível a sua utilização.

Além disso, outros benefícios da batata doce para a saúde podem ser:
– Ajudar a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico;
– Auxilia no processo de emagrecimento, pois diminui o apetite por ser rica em fibra;
– Fortalece o sistema imunológico por ser rica em vitamina A.

A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce na dieta é de forma cozida e com casca. É necessário cuidado com a preparação devendo-se evitar a sua fritura, já que isso possibilita a elevação do LDL.

BATATA DOCE COZIDA

Energia 125,1 calorias
Proteínas 1,8 g
Gorduras 0,70 g
Carboidratos 27,90 g
Cálcio 30 mg
Ferro 0,7 mg

BATATA DOCE ASSADA
Energia 143,4 calorias
Proteínas 1,13 g
Gorduras 0,12 g
Carboidratos 34,47 g
Cálcio 28 mg
Ferro 1,38 mg

BATATA DOCE FRITA
Energia 368 calorias
Proteínas 2,7 g
Gorduras 14,60 g
Carboidratos 60,10 g
Cálcio 45 mg
Ferro 1,6 mg

Estas quantidades são relativas a 100 g de batata-doce e a batata tendo sido enrolada em papel alumínio para assar no forno e por isso não foi adicionada gordura.

A batata-doce tem uma aparência semelhante a batata yacon, mas não é a mesma coisa.

BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE PARA A ATIVIDADE FÍSICA

Muitos são os benefícios da batata doce para a atividade física, dentre os quais podemos citar: Fornecer energia para o treino, auxiliar na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue de forma mais lenta, ao contrário do que acontece com a batata inglesa.

A batata doce pode ser comida nas refeições principais como almoço, mas principalmente no jantar nos dias em que se treina acompanhada de alimentos ricos em proteínas com pouca gordura como carne de frango ou peru, ovos ou ainda peixe. Mas nada disso pode vir a alcançar um nível máximo de eficiência caso o almoço não seja precedido de uma salada de legumes variados.

BENEFÍCIOS DA BATATA DOCE PARA A PRÁTICA DO AIKIDO

De acordo com a Medicina Oriental a Batata Doce é um alimento do Elemento Terra e de característica energética YIN. No trabalho do Aikido buscamos o fortalecimento do HARA (região do baixo ventre a qual envolve o Saikatanden) para que o KI possa fluir a partir do SAIKATANDEN (principal centro de energia do corpo humano) e daí chegar às mãos e à ponta dos dedos, ocorre que todo alimento do Elemento Terra tem função primordial no fortalecimento do KOSHI (quadril) por se coadunar com a energia dos Chakras Básico e Umbilical, se for Yang atua na purificação do KI e se for Yin em sua geração, é por essa razão que a Batata Doce deveria ser um alimento sempre presente na alimentação de todo Aikidoísta, é claro que poderíamos citar outros tantos alimentos Yin do Elemento Terra como por exemplo, Kiwi, Pinha, Melão Japonês, Jenipapo etc. mas o problema é que todos esses citados são frutas e o Jing Ki Adquirido só é processado a fim de interagir com o Jing Ki Inato, durante o dia e não à noite, justamente por tratarem-se de frutas, é por essa razão que o ideal, na ingestão de frutas, que seja sempre feita durante o dia, principalmente pela manhã, e não à noite.

RECEITA DE BATATA DOCE

Uma excelente receita com batata doce é a receita de escondidinho de frango a qual pode ser muito bem substituído pela carne de charque, aliás bastante apreciado por nós nordestinos, já que a combinação desses dois alimentos é balanceada nutricionalmente sendo necessário apenas acrescentar uma salada de legumes (no caso do almoço) para ter uma refeição completa e equilibrada. A receita abaixo foi tirada do mais importante canal do YOUTUBE, no Brasil, especializado em BODYBUILDING, do atleta Léo Stronda.

Receita de escondidinho de batata doce

Ingredientes
– 1 filé de frango
– 2 batatas doces
– Requeijão light
– Queijo light
– Vinho branco

Modo de preparo
Temperar o frango com o vinho, limão, açafrão, pimenta branca ou calabresa e orégano. Cozinhar as batatas em água sem sal. Cozinhar o filé de frango e depois desfiar. Amassar as batatas e fazer uma primeira camada, fazer então uma segunda camada com o frango. Em seguida pincelar o requeijão por sobre o frango. Fazer a terceira camada de batata doce e cobrir com o queijo light fatiado e caso deseje salpicar com queijo ralado.

Obs:. O AÇAFRÃO DEVE ENTRAR NA MAIORIA DAS RECEITAS, POIS É O MELHOR ALIMENTO NA PREVENÇÃO DE MAL DE PARKINSON E ALZHEIMER.

Para aqueles que duvidam que essa receita seja realmente saborosa é só fazer o teste, eu e minha esposa provamos e aprovamos e de fato vale muito, muito à pena.

Para os que desejarem a receita com carne de Charque, é só dizer que nós teremos o maior prazer em explicar, inclusive na forma para a maior redução da gordura desse tipo de carne.

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]