[email protected]

19/09/2015

Como é bom celebrar a vida e principalmente ter o que comemorar.

Assim foi a festa de Estelita José da Silva, a nossa querida Ester, nossa catequista. Trabalhou muitos anos com os monges beneditinos de São Bento, Escola Agrícola, ligada a Universidade Federal Rural de Pernambuco, no município de São Lourenço da Mata. Hoje ou seja a vários anos, transferida para a cidade de São Lourenço devido a maior parte da região ter sido inundado pelas águas do Rio Tapacurá, formando a grande barragem de Tapacurá. A vida de Ester era totalmente dedicada a Igreja e aos monges para os quais trabalhava. Fazia manteiga, doce de goiaba de corte, a comida do dia-a-dia, tudo muito gostoso e feito com muito carinho. O sítio dos padres como era chamado tinha um grande pomar, horta, criavam porcos, gado e galinhas, tudo para o sustento dos monges. Era responsável pela Legião de Maria, a qual fazíamos parte, meus irmão, eu e as demais crianças e jovens do local. Trabalhou muitos anos com os párocos que passaram na paróquia de Chã de Alegria e continua ligada ao pároco e a todas as atividades da Igreja, que é a sua razão de existir.

Ester passa o ano se preparando para o seu aniversário. Cria galinhas, as quais são destinadas ao seu aniversário.

A mesa farta e variada. A casa cheia de amigos, de todos os níveis sociais, residentes na Chã de Alegria, cidade situada na região metropolitana do Recife. Muitos padres, inclusive o pároco, é claro, seu amigo particular. Suas irmãs freiras, uma da ordem beneditina e algumas  irmãs, da mesma ordem e a outra pertence as Damas da Instrução cristã, acompanhada também de outras irmãs da ordem. Ester também quis ser freira, chegou até o noviciado, nas Damas Cristãs, todavia por problema de saúde, não conseguiu se adaptar a roupa de lã, muito quente, teve que deixar a ordem. Prefeito atual, ex-prefeito, Sr. Mariano, que inclusive também fez 90 anos este ano, comerciantes, amigas da cidade e da zona rural, acompanhadas dos maridos, filhos e netos. Amigos antigos, de São Bento, mamãe, Sílvio meu irmão e eu, hoje moramos em Olinda. Outros amigos mais recentes também residentes em Olinda.

O que mais chama a atenção é a disposição desta jovem senhora, solteira, católica praticante, que vive para a Igreja e ainda hoje faz parte da pastoral da saúde, visita regularmente os doentes. Congrega ao seu redor muitos filhos do peito. Todos aqueles que conviveram e convivem com ela de uma forma ou de outra se sentem seus filhos, pois sempre os trata, novos e idosos, com carinho e atenção.

O fantástico desta jovem senhora é a forma como organiza a festa, alegria, entusiasmo e prazer são os ingredientes principais. Nenhum detalhe escapa ao seu controle, comida abundante e saborosa, pratos, garfos, facas, colheres de sobremesa , copos. Refrigerantes e a sempre bem-vinda cervejinha gelada.  Atenta a tudo e a todos que chegam para homenageá-la. Os tira-gostos saborosos, não posso deixar de mencionar o delicioso marisco de coco, trazido da Praia de Carne de Vaca, por uma amiga do vigário e sua também. A buchada de bode feita por uma amiga de Ester, D. Maria José, residente em um sítio na vizinhança, estava maravilhosa, além de todas as outras iguarias que tornavam a mesa irresistível.  Não podia ser diferente, feita com aquele ingrediente que não pode faltar as comidas gostosas, o amor. Além de todas as outras iguarias que tornam a mesa irresistível.  Contrata as pessoas para ajudá-la, outras se  prontificam para arrumar e ornamentar a sala de vistas, com bolas, cartazes, banner, alusivos aos seus 90 anos e o lindo e gostoso bolo de aniversário.

Esta é a gratificação daquela que foi só dedicação ao longo de sua vida: ter amigos e parentes ao seu lado. Para realizar festa de tamanha envergadura não precisa ser rica, basta apenas ter prazer em festejar.

Parabéns Ester querida, vida em abundância e na abundância.
Olinda, 20/09/2015.

Obs: Suely Telma Vieira Costa ( Lila Costa)   é Membro da Academia  Escadense de Letras – AELE e da Academia Morenense de Letras e Artes – AMLA.

 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]