Paulo - Omega3

O ômega 3 é tão importante assim?

Se você acessar o Google Acadêmico e digitar “BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3”, vai achar quase 19.000 resultados, um número bem expressivo, principalmente se levarmos em consideração que o brasileiro, especificamente, além de não saber se alimentar ainda o faz deficientemente porque temos péssimos hábitos alimentares, portanto esse resultado passa a exigir de nós um momento de reflexão…

Por que será que na Alemanha há uma lei a qual estabelece que uma mulher ao se casar, já no dia seguinte, deve começar a ingerir ômega 3?
O cérebro para se formar necessita, obrigatoriamente, dentre outros, de ômega 3, já que o DHA (ácido docosahexaenoico) que é um dos componentes do ômega 3 (além do EPA), é também responsável por compor as estruturas dos neurônios e da retina, e se a gestante não o consome, naturalmente o feto terá que buscar do cérebro da própria mãe, como conseqüência disso haverá a incidência da tão conhecida “depressão pós parto”.

Quais os seus benefícios?
O Dr. Jorn Dyerberg verificou que em 1960, enquanto nos Estados Unidos a incidência de mortalidade cardíaca era de 40%, na Groelândia era de 5,3%. Um esquimó não apresenta cardiopatias e sabe por que? Pelo fato de sua ingestão diária de ômega 3 ser em média 14 gramas, portanto ele constitui-se em um eficiente método de prevenção contra os mais diversos tipos de cardiopatia.
A falta de DHA pode causar Depressão, Irritabilidade, além da intensificação dos efeitos da esquizofrenia e do TOC, transtorno bipolar, falhas na concentração, raciocínio, aprendizado e até mesmo nosso sono pode ser afetado. Mas o seu uso auxilia no tratamento do mal de Alzhemer e esclerose múltipla, além de regularizar o colesterol e elevar o HDL.

Há mais de um tipo de ômega 3?
Sim, o animal e o vegetal.
O vegetal mais comum é encontrado na linhaça, mas é importante que se diga duas coisas sobre isso:
1º Para que o ômega 3 da linhaça possa ser utilizado ela deve ser primeiramente aquecida e só então armazenada, e no momento que for consumida (e não antes disso), deve ser obrigatoriamente triturada;
2º Com o avançar da idade o ômega 3 contido na linhaça tende a perder sua eficácia.
Já o de origem animal, o qual encontramos em “alguns” peixes, é importante que saibamos o seguinte:
A principal função do ômega 3 no organismo do peixe é impedir que seu sangue congele, portanto, ao contrário do que muita gente pensa, peixes de águas tropicais não são ricos em ômega 3 bem como os de água doce, e mesmo um salmão se criado em cativeiro, pois para que o seu organismo o produza sua dieta deve, também, constar de plâncton e não de ração.

Como agora sabemos que a presença do ômega 3 evita que o sangue do peixe congele então faça o seguinte teste com as cápsulas que você compra na farmácia:
Pegue uma cápsula e coloque no seu congelador por no mínimo 5 horas e depois verifique, se congelou é por que está oxidado, então não vale a pena ingerir.
A partir de qual idade deve-se começar a ingerir o ômega 3 em cápsulas?

Já a partir dos 8 anos de idade, antes disso a administração é em gotas e sublingual, importante lembrar que ômega 3 não é medicação, portanto não precisa de receita médica.
E a última dica para vocês: O processo pelo qual passa o peixe quando esse é frito, simplesmente oxida o ômega 3.
E aí, depois de tomar conhecimento de tudo isso, você vai fazer o que????

Obs: Imagem enviada pelo autor.

 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I