
Um problema recente do planeta Terra é a questão da água potável, elemento vital para o ser humano. Pode parecer até irônico que o Planeta Azul, que tem 70% de sua superfície coberta por água, enfrente esse tipo de dificuldade, mas a verdade é que a água doce, potável, corresponde a apenas 2,5% de sua massa líquida, sendo que a maior parte dela está nas geleiras.
Cerca de 8% da água doce disponível no mundo encontra-se no Brasil. Só que 80% dela está na região amazônica, onde vivem apenas 5% dos brasileiros. Grande parte de nossa população é afetada por doenças causadas pelo consumo direto ou indireto de água contaminada.
Só a água potável é saudável. Onde não há água tratada, o filtro é necessário.
Obs: Camiliano, pós graduado em Clinical Pastoral Education pelo S. Lukes’s Medical Center (Milwaukee, EUA). Professor doutor no programa de mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo (SP) e autor de inúmeras obras na área da bioética, dentre as quais Bioética: um grito por dignidade de viver e co-organizador de Buscar sentido e plenitude de vida: bioética, saúde e espiritualidade.