lioza celebra1lioza celebra2

[email protected]

Estivemos, este ano, participando do vigésimo encontro nacional da REDE CELEBRA DE ANIMAÇÃO LITÚRGICA, o qual aconteceu em Brasília-DF, nos dias 22 a 26 de julho, tendo como objetivo a realização da ASSEMBLEIA COMEMORATIVA de  20 ANOS DA REDE CELEBRA (1995-2015) e como tema: “Releitura da Carta de Princípios no atual contexto sócio-cultural-eclesial, aprofundando e re-significando os traços da identidade da REDE, como serviço à formação litúrgica.”

Foi um encontro de 180 pessoas de quase todos os Estados do Brasil, sendo a maioria composta por leigas/os, havendo, também entre estes, religiosos/as, padres e até um bispo que integra e dá apoio à Rede, valendo destacar a presença de vários dos fundadores do movimento e a memória dos que já partiram e que foram solenemente lembrados nesse festivo jubileu.

Mas, o que é realmente a REDE CELEBRA?

Segundo sua Carta de Princípios, “é uma rede formada por pessoas, grupos e comunidades, aberta ao diálogo ecumênico, comprometida com uma liturgia cristã, fonte de espiritualidade, inculturada na caminhada solidária dos pobres, a serviço da animação litúrgica nas comunidades.”

Imbuída  de tais princípios e a partir da necessidade de criar-se algo novo em nível popular, que brotasse das experiências celebrativas das comunidades, surgiu em 1988 a Rede Celebra. E assim, tendo como ponto de apoio espiritual a leitura orante da Palavra de Deus, especialmente dos Evangelhos,  elegendo o Domingo como o dia privilegiado para a celebração do Mistério Pascal de Cristo, bem como a oração do Ofício Divino das Comunidades, que é uma versão popular da Liturgia das Horas, acessível ao povo simples e inculturada na vida das comunidades, foi-se tecendo essa rede de animação, solidariedade e fé, destinada principalmente à evangelização das comunidades populares. E por este caminho a Rede Celebra ajuda a realizar a vivência espiritual na vida do povo, através do aprofundamento da Palavra de Deus integrada com a experiência litúrgico-celebrativa dos mistérios de Jesus Cristo.

Essa experiência celebrativa de evangelização através da Palavra e da Liturgia, aos poucos foi-se estendendo e formando núcleos nas comunidades populares, encontrando-se, atualmente, em quase todos os Estados do Brasil de norte a sul, onde as pessoas reúnem-se para rezar o Ofício Divino, trazendo presente à oração as alegrias, tristezas, preocupações, problemas, nascimentos, mortes, integrando à oração tudo o que  constitui a vida na comunidade.

De tal forma a vida se integra na oração do Ofício Divino das Comunidades, que os Salmos, que são elementos essenciais e indispensáveis no Ofício Divino e que sempre refletiram  o clamor do povo sofrido e angustiado ou a gratidão pelos benefícios recebidos ou também as súplicas de perdão, da mesma forma refletem, ainda hoje, os sofrimentos, angústias e súplicas do povo, em sua oração comunitária levada a Deus por Jesus Cristo. Por isso é que a oração do Ofício Divino é o coração da Rede Celebra e o fio que tece e anima essa rede de solidariedade e fé, “pelo jeito de celebrar, comunitário, orante, profético, inculturado,  ligando liturgia e vida como marca de identidade que dão força e ânimo em meio aos desafios sociais, políticos, econômicos e eclesiais existentes”, conforme diz a Carta de Princípios.

E assim, nesse espírito de comunhão e fraternidade aconteceu o 20º Encontro da Rede Celebra, que culminou com a Assembleia Geral e a eleição da nova equipe de coordenação. Após o término, enriquecidos/as pelas experiências partilhadas e vividas, entre os membros dos diversos núcleos, retornamos à casa e à rotina do nosso trabalho de priorizar a prática celebrativa das comunidades como povo sacerdotal, preservando, contudo, no seu jeito espontâneo e simples de celebrar, o caráter igualitário de comunidade eclesial.

Como rede que continua a se expandir, a Rede Celebra chegou também a Recife, onde, desde alguns anos, possui um núcleo que se reúne uma vez por mês, para rezar o Ofício Divino, refletir a Palavra de Deus e, além da alegria e da confraternização com os irmãos e irmãs, tem como objetivo o aprofundamento  da formação litúrgica das equipes de liturgia e dos ministérios litúrgicos das comunidades populares das paróquias.

Dessa forma procuramos enraizar a prática celebrativa na vida das pessoas, nos seus sonhos e suas lutas, contempladas à luz do Mistério Pascal, com a ajuda do Espírito, no sentido de que elas encontrem sua identidade na celebração e celebrando com prazer sua vida em Cristo, sejam levadas a assumir seu compromisso cristão.

Esta é a missão que assumimos e cujo compromisso reafirmamos no 20º Encontro Nacional, como membros da Rede Celebra.

A seguir o significado dos símbolos da Rede, acima representados:

       O mistério na vida…

Circulando, fluindo…

nos elementos, nas estações.

Palavra que brota,

agir que floresce…

A luz pascal que incendeia

a festa da existência.

A soma dos “ires-e-vires”,

de homens e mulheres

que celebram,

se encantam,

e se enredam,

no cuidado com o mundo,

na busca do Reino.

 Obs: Imagens enviadas pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]