Betto - as seis coisas

[email protected]

Todo mundo na escola já pensou: “por que eu tenho que aprender isso?”, “eu nunca vou usar isso na vida”. Por falta de competência mesmo, não posso apontar o que deveria sair do currículo escolar. Mas por atrevimento, posso dizer o que certamente deveria ser incluído. Segue uma pequena lista:

1. Legislação – As leis são as regras do jogo. Pra você jogar qualquer jogo, você tem que saber as regras. Vai jogar xadrez? Tem que saber que o cavalo anda em L. Faz sentido o cavalo andar em L? Não, mas é a regra do jogo. Como você vai se mexer no jogo do dia a dia se não conhece suas regras? Direitos do consumidor, leis tributárias, civis, entre outras. Mas certamente a formula de Bhaskara você nunca esqueceu.

2. Economia – O dólar subiu. E eu te pergunto: por que? “Ah, porque ele quis”. Tá precisando pedir um empréstimo? Tem que calcular os juros. Por que o tomate subiu de preço? Por que a ação da Petrobrás caiu? Enfim, sem economia, você não é capaz de entender boa parte dos acontecimentos a sua volta.

3. Datilografia – Eu não me lembro da última vez que peguei papel e caneta para escrever um texto de mais de uma página. Você só vai escrever a mão algo com uma ou mais páginas em duas situações da vida: uma carta de amor ou uma redação do ENEM. E as duas servem para o mesmo objetivo. Para você ser admitido em algum lugar. O mundo mudou e a gente usa muito mais teclado do que papel e caneta.

4. Ciências domésticas – Eu aprendi muitas coisas com Newton. Aprendi que maças caem por causa da gravidade. Mas só aprendi com maças (como diria Chaves). Não aprendi com coca-cola. Naquela época não tinha coca-cola, e nem sofá. E se cai coca-cola no meu sofá? Como escolher uma fruta certa sem ter que passar mal para saber? Como lavar a roupa sem ter o risco de suas roupas brancas ficarem rosa-bebê? A vida nos ensina, mas isso também poderia ser papel da escola.

5. Nutrição – Tá ok. Isso a gente aprende de certa forma na biologia e na química. Glicose, proteínas, lipídios. Mas tudo é tão abstrato. Poucas pessoas têm alguma noção de quantas calorias e nutrientes precisam e consomem por dia.

6. Política – Como disse Tiririca: “o que faz um deputado federal?” Você sabe o que faz um vereador, um senador, um procurador geral? Se depender da escolar, procurador geral é o Google. O que é uma PEC? Como funciona a regra de suplentes para o legislativo? Política vai muito além de “petralha” e “coxinha” no Facebook.

http://bettosantos.blogspot.com

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]