Paulo - SaudeMulher

Hoje pela manhã, em companhia de meus alunos, no decorrer de mais uma Aula do Curso de Formação em Acupuntura Auricular, por mais uma vez chegamos a conclusão de como o ser humano não sabe se alimentar, vou então narrar, resumidamente, aquilo que expliquei a fim de servir como aprendizado para todos, bem como um alerta, pois muitas vezes cuidamos melhor de nosso carro do que de nossa saúde, então vamos lá:

Estava ensinando-lhes sobre a terapêutica aplicada às diversas afecções relacionadas às “mamas”, tanto no caso das mulheres em período de gestação, quanto no pós parto, e também nas “não grávidas”, e em um determinado momento expliquei que um dos alimentos mais perfeitos do mundo (se não for o melhor) é justamente o leite materno e que nele encontramos o ácido LÁURICO em uma concentração em torno de 19%, e por que ele é tão importante? É justamente o ácido láurico o principal responsável no reforço e estruturação do sistema imunológico da criança, ou seja, uma mulher que amamenta terá um filho saudável para o resto da vida, resistente aos mais diversos tipos de doenças, essa é uma das principais razões pelas quais é tão importante a mulher amamentar, e por um período mínimo de 6 meses, e o mais fantástico vem agora, o côco o qual encontramos em abundância em nosso país possui o ácido láurico na sua composição a uma concentração de nada menos de 46%, ou seja, quase duas vezes e meia a concentração no leite materno.

A conseqüência de tudo isso é que além de usarmos nas mais diversas terapêuticas tanto o óleo de côco como a água e a polpa (copra), também a usamos em diversas afecções que afetam as mamas, inclusive no enriquecimento do leite materno.

Uma das primeiras coisas que aprendi quando comecei o estudo da Medicina Oriental a alguns anos atrás, foi o seguinte: “Tudo aquilo que o nosso organismo precisa, a própria natureza tem a capacidade de nos oferecer”. E isso é uma grande verdade.
Se isso ainda é pouco podemos citar ainda outros dados que consideramos importantes:
– Óleo de côco mesmo usado em frituras não engorda, pois é um óleo saturado de cadeia média, pois o ácido láurico é graxo (triglicéride) de cadeia média não sendo acumulado como gordura no corpo, além de ser termogênico o que eleva o metabolismo corporal, mas não para por aí, pois o uso tópico do óleo de côco inibe a 5-alfa-redutase por conta dos ácidos Láurico, Oléico e Mirístico e, portanto combate a queda de cabelo, da mesma maneira que o uso tópico e interno do azeite de oliva. O côco é anti fúngico, anti viral, anti bacteriano, lembro-me que a anos atrás tratei de uma senhora com problemas genitourinários e a sua terapêutica também incluía a ingestão diária de água de côco, precisa dizer o resultado? É imunomodulador, anti inflamatório, diminui o LDL e eleva o HDL, regulador do peso corporal, a polpa combate a osteoporose e etc. etc. etc.

Se alguém achar que é muito aquilo que estou dizendo dê uma pesquisada e procure saber o que o Dr. Paul Dudley White descobriu sobre o infarto do miocárdio, lá por volta da década de 20.

Espero que todos possam ter apreciado e aqueles que me conhecem, mais proximamente, sabem como sou apaixonado pelo assunto “alimentação saudável” e que, portanto essa é apenas uma das muitas postagens que tenho a intenção de fazer sobre esse vastíssimo assunto.

Todo Acupunturista tradicional teve a grata oportunidade de estudar a grande obra do imperador Amarelo o “HUANG TI NEI JING”, e sabe da importância dada por ele à alimentação natural e saudável, e aqueles que desejarem podem ficar a vontade para fazer sugestões para futuras postagens.
Vamos viver bem e saudavelmente.

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]