Paulo - SaudeMulher

Hoje pela manhã, em companhia de meus alunos, no decorrer de mais uma Aula do Curso de Formação em Acupuntura Auricular, por mais uma vez chegamos a conclusão de como o ser humano não sabe se alimentar, vou então narrar, resumidamente, aquilo que expliquei a fim de servir como aprendizado para todos, bem como um alerta, pois muitas vezes cuidamos melhor de nosso carro do que de nossa saúde, então vamos lá:

Estava ensinando-lhes sobre a terapêutica aplicada às diversas afecções relacionadas às “mamas”, tanto no caso das mulheres em período de gestação, quanto no pós parto, e também nas “não grávidas”, e em um determinado momento expliquei que um dos alimentos mais perfeitos do mundo (se não for o melhor) é justamente o leite materno e que nele encontramos o ácido LÁURICO em uma concentração em torno de 19%, e por que ele é tão importante? É justamente o ácido láurico o principal responsável no reforço e estruturação do sistema imunológico da criança, ou seja, uma mulher que amamenta terá um filho saudável para o resto da vida, resistente aos mais diversos tipos de doenças, essa é uma das principais razões pelas quais é tão importante a mulher amamentar, e por um período mínimo de 6 meses, e o mais fantástico vem agora, o côco o qual encontramos em abundância em nosso país possui o ácido láurico na sua composição a uma concentração de nada menos de 46%, ou seja, quase duas vezes e meia a concentração no leite materno.

A conseqüência de tudo isso é que além de usarmos nas mais diversas terapêuticas tanto o óleo de côco como a água e a polpa (copra), também a usamos em diversas afecções que afetam as mamas, inclusive no enriquecimento do leite materno.

Uma das primeiras coisas que aprendi quando comecei o estudo da Medicina Oriental a alguns anos atrás, foi o seguinte: “Tudo aquilo que o nosso organismo precisa, a própria natureza tem a capacidade de nos oferecer”. E isso é uma grande verdade.
Se isso ainda é pouco podemos citar ainda outros dados que consideramos importantes:
– Óleo de côco mesmo usado em frituras não engorda, pois é um óleo saturado de cadeia média, pois o ácido láurico é graxo (triglicéride) de cadeia média não sendo acumulado como gordura no corpo, além de ser termogênico o que eleva o metabolismo corporal, mas não para por aí, pois o uso tópico do óleo de côco inibe a 5-alfa-redutase por conta dos ácidos Láurico, Oléico e Mirístico e, portanto combate a queda de cabelo, da mesma maneira que o uso tópico e interno do azeite de oliva. O côco é anti fúngico, anti viral, anti bacteriano, lembro-me que a anos atrás tratei de uma senhora com problemas genitourinários e a sua terapêutica também incluía a ingestão diária de água de côco, precisa dizer o resultado? É imunomodulador, anti inflamatório, diminui o LDL e eleva o HDL, regulador do peso corporal, a polpa combate a osteoporose e etc. etc. etc.

Se alguém achar que é muito aquilo que estou dizendo dê uma pesquisada e procure saber o que o Dr. Paul Dudley White descobriu sobre o infarto do miocárdio, lá por volta da década de 20.

Espero que todos possam ter apreciado e aqueles que me conhecem, mais proximamente, sabem como sou apaixonado pelo assunto “alimentação saudável” e que, portanto essa é apenas uma das muitas postagens que tenho a intenção de fazer sobre esse vastíssimo assunto.

Todo Acupunturista tradicional teve a grata oportunidade de estudar a grande obra do imperador Amarelo o “HUANG TI NEI JING”, e sabe da importância dada por ele à alimentação natural e saudável, e aqueles que desejarem podem ficar a vontade para fazer sugestões para futuras postagens.
Vamos viver bem e saudavelmente.

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I