….Odete são joao

……….Fogueiras !… Fogos!… Balões!… Ciranda!… Danças diversas!… Canto e muito mais! Tudo isso para homenagear o padroeiro principal das festas juninas, SÃO JOÃO BATISTA, figura ímpar na Sagrada Escritura e na vida cristã.

     Vivamos com entusiasmo e muita alegria essa festa cujo santo é conhecido, desde antes do nascimento, como um santo alegre, pois, quando a sua mãe recebeu a visita de Maria, ele exultou em seu ventre (cf Lc 1, 41): foi o primeiro encontro de JOÃO com JESUS!

     As bandeirinhas de SÃO JOÃO, tão conhecidas e presentes em nossa cultura, nos colocam no clima das festas juninas e nos reportam ao passado, deixando-nos saudades do tempo cheio de encanto, que se foi. As bandeirinhas surgiram por causa dos três santos comemorados em junho: Santo Antônio, São João e São Pedro, cujas estampas eram coladas em bandeiras para serem admiradas durante a festa. Depois, passou-se a confeccionar bandeiras pequenas e coloridas, sem as figuras dos santos festejados, para alegrar o ambiente da festa.

       Podemos afirmar que todos os símbolos juninos, símbolos que manifestam a riqueza de nossa cultura, têm um caráter de alegria e animação. A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a fertilidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer a Deus pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada em tempo frio, a fogueira serve para aquecer e unir as pessoas ao seu redor.

       Os balões indicam o início da festa, mas foram criados especialmente para reverenciar os santos festejados, agradecendo-lhes pela realização dos pedidos, em geral relacionados ao namoro e ao casamento. Os balões não são mais usados, pois podem ocasionar incêndios.

     Os fogos se originaram na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas, e como elemento supersticioso de proteção, pois espantam os maus espíritos. Os fogos servem ainda para “acordar” São João com o barulho.

       Vivamos o SÃO JOÃO com alegria e a convicção de que esta é a FESTA MAIOR de nossa Região, de nossa cidade, apelidada Capital do Forró. O SÃO JOÃO é a festa que os antepassados nos legaram e que continua atual e ganha novas leituras com as gerações que os sucederam, e que conserva  valor e significação admiráveis.

      Não é sem motivo que a festa de SÃO JOÃO é a mais importante entre as três comemoradas no mês de junho. SÃO JOÃO BATISTA é o grande Profeta, o Precursor do Senhor, aquele que anunciou a sua vinda e teve também a coragem de denunciar os erros até mesmo da realeza.

     O SÃO JOÃO é a festa das multidões, do povo em geral. VIVA SÃO JOÃO! Que ele interceda por nós junto ao SENHOR! ( 23 de junho de 2015)

Obs: Autora do livro Retalhos do Cotidiano.

 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]