….Odete são joao

……….Fogueiras !… Fogos!… Balões!… Ciranda!… Danças diversas!… Canto e muito mais! Tudo isso para homenagear o padroeiro principal das festas juninas, SÃO JOÃO BATISTA, figura ímpar na Sagrada Escritura e na vida cristã.

     Vivamos com entusiasmo e muita alegria essa festa cujo santo é conhecido, desde antes do nascimento, como um santo alegre, pois, quando a sua mãe recebeu a visita de Maria, ele exultou em seu ventre (cf Lc 1, 41): foi o primeiro encontro de JOÃO com JESUS!

     As bandeirinhas de SÃO JOÃO, tão conhecidas e presentes em nossa cultura, nos colocam no clima das festas juninas e nos reportam ao passado, deixando-nos saudades do tempo cheio de encanto, que se foi. As bandeirinhas surgiram por causa dos três santos comemorados em junho: Santo Antônio, São João e São Pedro, cujas estampas eram coladas em bandeiras para serem admiradas durante a festa. Depois, passou-se a confeccionar bandeiras pequenas e coloridas, sem as figuras dos santos festejados, para alegrar o ambiente da festa.

       Podemos afirmar que todos os símbolos juninos, símbolos que manifestam a riqueza de nossa cultura, têm um caráter de alegria e animação. A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a fertilidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer a Deus pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada em tempo frio, a fogueira serve para aquecer e unir as pessoas ao seu redor.

       Os balões indicam o início da festa, mas foram criados especialmente para reverenciar os santos festejados, agradecendo-lhes pela realização dos pedidos, em geral relacionados ao namoro e ao casamento. Os balões não são mais usados, pois podem ocasionar incêndios.

     Os fogos se originaram na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas, e como elemento supersticioso de proteção, pois espantam os maus espíritos. Os fogos servem ainda para “acordar” São João com o barulho.

       Vivamos o SÃO JOÃO com alegria e a convicção de que esta é a FESTA MAIOR de nossa Região, de nossa cidade, apelidada Capital do Forró. O SÃO JOÃO é a festa que os antepassados nos legaram e que continua atual e ganha novas leituras com as gerações que os sucederam, e que conserva  valor e significação admiráveis.

      Não é sem motivo que a festa de SÃO JOÃO é a mais importante entre as três comemoradas no mês de junho. SÃO JOÃO BATISTA é o grande Profeta, o Precursor do Senhor, aquele que anunciou a sua vinda e teve também a coragem de denunciar os erros até mesmo da realeza.

     O SÃO JOÃO é a festa das multidões, do povo em geral. VIVA SÃO JOÃO! Que ele interceda por nós junto ao SENHOR! ( 23 de junho de 2015)

Obs: Autora do livro Retalhos do Cotidiano.

 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I