……….Fogueiras !… Fogos!… Balões!… Ciranda!… Danças diversas!… Canto e muito mais! Tudo isso para homenagear o padroeiro principal das festas juninas, SÃO JOÃO BATISTA, figura ímpar na Sagrada Escritura e na vida cristã.
Vivamos com entusiasmo e muita alegria essa festa cujo santo é conhecido, desde antes do nascimento, como um santo alegre, pois, quando a sua mãe recebeu a visita de Maria, ele exultou em seu ventre (cf Lc 1, 41): foi o primeiro encontro de JOÃO com JESUS!
As bandeirinhas de SÃO JOÃO, tão conhecidas e presentes em nossa cultura, nos colocam no clima das festas juninas e nos reportam ao passado, deixando-nos saudades do tempo cheio de encanto, que se foi. As bandeirinhas surgiram por causa dos três santos comemorados em junho: Santo Antônio, São João e São Pedro, cujas estampas eram coladas em bandeiras para serem admiradas durante a festa. Depois, passou-se a confeccionar bandeiras pequenas e coloridas, sem as figuras dos santos festejados, para alegrar o ambiente da festa.
Podemos afirmar que todos os símbolos juninos, símbolos que manifestam a riqueza de nossa cultura, têm um caráter de alegria e animação. A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a fertilidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer a Deus pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada em tempo frio, a fogueira serve para aquecer e unir as pessoas ao seu redor.
Os balões indicam o início da festa, mas foram criados especialmente para reverenciar os santos festejados, agradecendo-lhes pela realização dos pedidos, em geral relacionados ao namoro e ao casamento. Os balões não são mais usados, pois podem ocasionar incêndios.
Os fogos se originaram na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas, e como elemento supersticioso de proteção, pois espantam os maus espíritos. Os fogos servem ainda para “acordar” São João com o barulho.
Vivamos o SÃO JOÃO com alegria e a convicção de que esta é a FESTA MAIOR de nossa Região, de nossa cidade, apelidada Capital do Forró. O SÃO JOÃO é a festa que os antepassados nos legaram e que continua atual e ganha novas leituras com as gerações que os sucederam, e que conserva valor e significação admiráveis.
Não é sem motivo que a festa de SÃO JOÃO é a mais importante entre as três comemoradas no mês de junho. SÃO JOÃO BATISTA é o grande Profeta, o Precursor do Senhor, aquele que anunciou a sua vinda e teve também a coragem de denunciar os erros até mesmo da realeza.
O SÃO JOÃO é a festa das multidões, do povo em geral. VIVA SÃO JOÃO! Que ele interceda por nós junto ao SENHOR! ( 23 de junho de 2015)
Obs: Autora do livro Retalhos do Cotidiano.