Célia Cavalcanti 15 de julho de 2015

celia é possivel1

O que é ser santo?

   Alcançar a santidade, sempre me pareceu algo muito distante… Inatingível… Algo para o qual somente algumas pessoas muito privilegiadas são chamadas, escolhidas por Deus. Fala-se que santidade é fazer crescer dentro de si a virtude num grau heróico… E o que é virtude heróica? De todos os santos que conheço um pouco, sempre me impressionei com Santa Teresa do Menino Jesus. Fatos de sua vida revelam uma alma voltada sempre para o amor ao próximo. Ela nos mostra um caminho aparentemente fácil. Ora, nós sabemos que o amor, por si mesmo já é atraente, positivo, agradável. Quando se pratica o amor concretamente, quando se dá algo para alguém que necessita, sente-se uma alegria, uma paz… A doação é sempre um gesto recíproco. Eu dou a Jesus que está na pessoa do necessitado, e Jesus logo me retribui… Isso é virtude? Isso a gente até consegue fazer… Mas, quando ela é heróica?

   Sabe-se, que na vida dos santos, há momentos, em que parece ser impossível essa prática. Tudo se torna escuro, e o santo continua a amar, sem nada entender… Parece-me que a prática da “virtude heróica” exige duas coisas que são fundamentais: O amor e a cruz.

 Santa Terezinha sempre me mostrou essas duas coisas que caminham paralelas… Mas ela, continuava sendo a “santa especial” do século XIX… Distante de mim.

   Agora, me vejo diante de uma jovem que faleceu há vinte anos, com 18 anos de idade, que cruzou as mesmas ruas de Roma por onde eu também passei, que experimentou a alegria das pessoas que vivem em comunhão, que se doam e sabem o que realmente vale  … Uma jovem que cantou o louvor a Deus e o encantou com sua voz…Uma jovem que em 9 anos de trajetória de vida evangélica alimenta dia , após dia, a sua virtude que certamente mais adiante se tornará heróica… Tão heróica, que recusa tomar morfina como os médicos indicavam, já no final da sua vida,para continuar lúcida e poder oferecer cada dor àquele que escolheu como esposo: Jesus Abandonado…

Chiara Luce é a “clara luz para todos”. Que não deixa dúvidas…

celia é possivel2

A santidade se atinge através do amor e da dor. Chiara Luce é aquela que em pleno século XXI  nos estimula, incentiva e nos leva a dizer: É possível!!!   Parece até ser fácil, quando se utiliza a chave, o truque, que é amar no momento que se tem… Mas vai praticar esse amor dia após dia, momento por momento, e me diga se é realmente fácil… Clara Luz encontrou essa chave, esse segredo através do Movimento dos Focolares, quando conheceu e mergulhou na espiritualidade de Chiara Lubich (fundadora do Movimento) durante nove anos antes de morrer. Agora, a grande festa! Dia 25 de setembro será reconhecida em Roma, beatificada publicamente!

                     Beata Chiara Luce!

E como diz Chiara Lubich:“ Serei santa se for santa agora “ resta-nos a exemplo dessas duas  Claras , experimentar viver essa realidade.

Obs: Acesse o Google e digite: Chiara Luce Badano, para ver vários vídeos e detalhes sobre a vida dessa jovem.

Obs: Imagens enviadas pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]