cassio filosofia mae do pensamento

[email protected]
cassioamaral.blogspot.com.br

A Filosofia é o âmago da questão ou a essência da vida. É através dela que sustentamos o pensamento.
Pensar para existir, existir para pensar.
“Penso logo existo” disse René Descartes. Há no pensamento uma vontade de potência, nesse pensar e existir dentro do filosofar.
“Não importam o que fizeram a você, importa sim o que vai fazer com isso” disse Sartre. As Palavras* que nos podem fazer chorar, o ato de refletir e escrever sistematizando o que se diz. Além disso, muito além há uma grande vontade de mudança, transformação e de ampliação do que sabemos e ainda podemos saber.
Isso faz com que possamos interrogar as perguntas vitais do ser humano?
Por que estamos aqui? De onde viemos? Para que estamos aqui?
Qual nossa missão? Nossa direção? É aí que entram filósofos de peso, divisores de águas como Nietzsche e Foucault. O que é necessário para se tornar um filósofo?
É admirar-se com as coisas, isso na ponte de Platão a Aristóteles. Nietzsche ainda vem com uma idéia que quebra as estruturas: Deus está morto, o homem tem que rever seus conceitos. Suas formações religiosas. Ele e Frege já conceituam a importância da linguagem dentro da Filosofia.
Saber não só porque se fala de um assunto. Mas qual é o ponto vital desse assunto.
Além disso os dois vêem uma banalização dentro da própria Filosofia. O que é banal é motivo de se pesquisar, se criticar e argumentar, mas o que eles pretendem é tornar este banal algo que seja desbanalizado, ou que quebre regras, estruturas, preconceitos, que traga uma nova opção e um novo olhar dentro da Filosofia.
Não só teoricamente, sistemático mais que possa sobretudo quebrar paradigmas já conceituados.
Com isso percebemos não só o saber ignorante de Sócrates, a luta de classes de Marx. A influência de Hegel e a crítica pura de Kant,são vistas como algo que se estuda, se critica, se argumenta,mas que possa transformar a sociedade. Esse é um dos motivos da filosofia, transformação do indivíduo e da sociedade. É como diz Nietzsche: “É difícil de saber o que é um filósofo porque isso não se ensina: é preciso sabe-lo por experiência”. Entende que essa experiência pode ser caduca, e ter que se tornar numa metamorfose ambulante como disse Raul Seixa, que está vivo, tem um pensamento e esse pensamento não se esvai com o tempo, supera o tempo e consegue ampliar as questões que o ser humano vive.
A Filosofia também desbanaliza-se à medida que sua prática faz com que a sociedade mude. Assim o respirar é um motivo de filosofia, de mudança e de existência para que um pensamento possa levar transformações às pessoas.
A filosofia é como a poesia, onde estrelas distraídas incitam aliterações certeiras de um poeta que amplia o universo em metáforas perfeitas diante da lua que se esconde no eclipse que nos assalta. É interessante perceber que na prática esses versos podem durar até quinhentos anos ou mais e mudar aspectos sociais e históricos. Assim a Filosofia mãe de todas as ciências é o ponto g da consciência humana.

 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]