Pastoral Menor Stm4

     A presença de Jesus gera vida.  Somos chamados a ser esta presença fecunda de Jesus no mundo de hoje, onde a nossa presença gera a vida nova.  O mistério da Páscoa que vivemos nesta época se torna visível e inteligível através da graça de Deus agindo em nossa pessoa.

  Aplicando este mistério da nossa fé na convivência do dia-a-dia na Pastoral do Menor, nós, educadores, discípulos missionários de Jesus, proporcionamos uma experiência de vida diferente para as 125 crianças e adolescentes que convivem conosco quatro horas pela manhã e outros 125, quatro horas no período da tarde.  Procuramos sempre oferecer um ambiente de amor, onde cada criança e adolescente sente-se amada, valorizada, e chamada a deixar-se amar.  Esta experiência de Vida Nova faz mudanças na pessoa das crianças e adolescentes.  Passam da Desfiguração pela Transfiguração, para a Configuração numa pessoa aberta para o bom relacionamento e para amar e deixar-se amar.

      É uma experiência de vida como esta que pode transformar a vida de qualquer criança ou adolescente.  Por que as nossas autoridades não investem mais recursos em criar espaços como este: uma experiência de amor onde a criança e adolescente podem amar e ser amado, sendo valorizado, e não tratado como uma COISA, que não tem valor, ou como um NADA, que nem é reconhecido como existente…”Eu sou João, eu existo!”, “Eu sou, Maria, eu existo!”…mas recebe uma atitude de INDIFERENÇA, de INEXISTÊNCIA?

   Querendo achar um bode expiatório dos problemas do Brasil há gente até dizendo que baixando a MAIORIDADE vai diminuir a criminalidade e a violência em nosso País.  A grande maioria dos delitos são cometidos por adultos e as cadeias do País estão super lotadas e em condições desumanas.  As crianças e adolescentes, em conflito com a lei, estão confinados em espaços onde podem receber um acompanhamento mais humano com a esperança de recuperação e de se tornarem cidadãos  contribuintes  para o bem estar da sociedade.

     Pela nossa experiência na Pastoral do Menor da Diocese de Santarém, sabemos o efeito de colocar adolescentes, em conflito com a lei, juntos com adultos presos.  Nos anos “80” quando havia muitas crianças e adolescentes na rua trabalhando para sustentar as suas famílias, ou aventurando, causando situações incômodas na sociedade, as agentes da PaMen ( Pastoral do Menor) viam o resultado de colocá-los presos juntos com os adultos.  Além da situação desumana que vivia, confirmava a postura do adolescente como criminoso.

   Vivemos num País rico.  Por que mais recursos não podem ser investidos nas crianças e adolescentes de famílias pobres para poderem gozar uma vida digna?  Nós somos todos criados à imagem e semelhança de Deus, Pai, Criador.  Nós somos todos filhos e filhas Dele, irmãos e irmãs uns dos outros.  Nisso, somos todos iguais e merecemos, todos nós, o respeito devido a SER um filho e  uma filha de Deus.

     Que o Senhor Jesus Ressuscitado abra os olhos das nossas autoridades e de todos que não conseguem enxergar o adolescente, em conflito com a lei, como nossos irmãos e irmãs.

  Coordenador da Pastoral do Menor – Diocese de Santarém (Pará)

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]