do11dete1

”Dorme filhinho, meu bem
Anjos dos céus logo vêm,
Junto ao teu berço vigiar
E docemente cantar… ”

          É a majestade materna diante do trono do recém-nascido, exaltando-lhe a realeza com uma maviosa canção de ninar.

Assim atua e continuará atuando por toda a vida, aquela que tem o nome ímpar de MÃE, cuja rima ainda não foi descoberta pelos eruditos e filólogos e que, de início, SINGULARMENTE carrega dentro de si apenas a origem e a raiz da vida.

Depois, PLURALIZA-SE, multiplicando suas atribuições, velando o sono do pequenino rei, cuidando de sua saúde, dando-lhe paz, felicidade, AMOR. Age, luta, trabalha, alimenta, ensina, protege e, sobretudo, AMA.

Esta é uma metamorfose que santifica e quase diviniza a emblemática figura da MÃE.

Metamorfose que transforma milagrosamente a palavra MÃE do SINGULAR, pois, é única para cada um, no PLURAL do universo de fatos e realidades que
envolvem a simbiose MÃE-FILHO.

MÃE quer dizer FILHO. MÃE quer dizer AMOR.
São as lágrimas maternas quando os filhos crescem, separam-se, partem … O sofrimento é o preço do AMOR.

São os risos benfazejos quando os filhos voltam, vencem, são bem-sucedidos …

A trajetória materna é realmente heróica, santa, inigualável desde o conceber o filho no seu ventre acolhedor, dispensando-lhe cuidados e condições vitais humanas, psíquicas e emocionais até a infância, adolescência, juventude, maturidade, velhice.

Diz um bem conhecido adágio: A mulher carrega o filho no seu útero por nove meses, no colo por dois anos e no coração por toda a vida.

O pensamento exclusivo, o desejo exclusivo da MÃE é a completa e verdadeira felicidade do filho.

MÃE e FILHO se completam, misturam-se, confundem-se e são autenticamente a concretização do sentimento máximo da humanidade – O AMOR.

Na condição de MÃE, quero atribuir todas as honras às MÃE do mundo inteiro e devotar-lhes gratidão, carinho e muito AMOR, alertando-lhes ainda que há maior mérito em lembrar-se mais de suas responsabilidades do que de seus privilégios.

A autêntica MÃE considera o FILHO como o seu mundo, sua vida, seu tesouro, sua riqueza.

Lembremos aqui um fato acontecido há milhares de anos. Perguntando certa
vez a Cornélia, uma grande e rica dama romana, como eram as suas jóias, ela simplesmente respondeu:
MEUS FILHOS SÃO AS MINHAS JÓIAS.

Obs: Texto retirado do livro da autora – Retalhos do cotidiano.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]