Em meados dos anos oitenta recebi do Eterno a Benção de estudar Acupuntura, nessa época é bem verdade que possuía muitas idéias equivocadas a respeito do Altíssimo, ocorre porém que em dado momento, de quase total ausência de fé, tive a oportunidade de confrontar ciência e religião, e sabe de uma coisa? Foi justamente nessa época que meus cinco anos de estudo de Medicina Oriental me conduziram ao ponto aonde fui obrigado admitir que, “a TORÁ está certa!”.
Portanto a partir de agora passarei a compartilhar com todos o resultado de alguns de meus estudos nesses quase trinta anos de prática em Acupuntura, aonde a ciência confirma a perfeição de tudo aquilo que o Eterno realiza.
A TORÁ nos ensina sobre sete alimentos classificados como sagrados, a saber: TRIGO, CEVADA, UVA VERMELHA, FIGO, ROMÃ, AZEITONA VERDE e TÂMARA. É curioso observar que todos eles estão inclusos na chamada dieta do Mediterrâneo, sendo que três deles são os mais destacados: o Trigo, a Uva Vermelha e a Azeitona Verde.
Basicamente a Dieta do Mediterrâneo é aquela difundida principalmente em países localizados na região do mar Mediterrâneo e que notoriamente realizam imensos benefícios para a saúde humana.
A partir desse artigo passaremos a tratar de todos eles, iniciando pela Uva Vermelha.
O RESVERATROL é um POLIFENOL encontrado em grande concentração na casca da Uva Vermelha, e sua principal ação está relacionada ao combate na formação das placas de Ateroma (placas de gordura que se fixam as paredes dos vasos sanguíneos podendo vir com o tempo a obstruí-los) além de favorecer a produção orgânica de HDL que é o bom colesterol e a redução da produção de LDL(mal colesterol), bem como impede a oxidação do LDL.
A MELATONINA é conhecida como “Hormônio do sono”, porque assim que a noite chega a Glândula Pineal (localizada no centro de nosso cérebro) começa a sua produção, visto ela ser necessária para uma noite de sono reparadora, por exemplo, as pessoas que sofrem de insônia apresentam deficiência na produção desse hormônio, e não só o Resveratrol mas os Flavonóides (que também são da classe dos polifenóis) estimulam a Glândula Pineal na produção da Melatonina, mas veja bem, é justamente na casca das “Uvas Vermelhas” que ocorre sua maior concentração, e pasmem, seu enriquecimento ocorre justamente durante o processo de fermentação da Uva para a fabricação do vinho, ou seja, o Vinho é exponencialmente mais saudável que o suco de uva. Mas ainda existe bem mais, um empecilho para a produção de Melatonina é a freqüência cerebral elevada, que é sinônimo de “doença” a qual ocorre quando sentimos medo, raiva, mágoa, mas principalmente quando nos encontramos submetidos à Stress, e sabem o que o vinho tinto também faz? Ele simplesmente reduz a nossa freqüência cerebral à um nível saudável.
Uma indagação lógica é: Qual a ingestão diária ideal de vinho?
RESPOSTA: Em torno de uma taça diariamente.
Na verdade muito mais pode-se falar sobre a uva vermelha, mas o principal e sabermos o quanto é perfeita toda a obra do Eterno e se realmente buscarmos a verdade concluiremos que para tudo há um justo motivo.
Em nosso próximo artigo trataremos da Azeitona verde.
A Shalom de HaShem para todos.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]