A tradicional saudação FELIZ NATAL!… usada mundialmente na época natalina, está se tornando, ou melhor, já se tornou, para muitas pessoas, um cumprimento quase automático.
          É que os homens realmente esquecem ou desconhecem o verdadeiro sentido do Natal, comemoração do nascimento DAQUELE que nos salvou, e cujo anúncio aos pastores, pelos anjos, constituiu a notícia mais importante da Terra.
          Com certeza, melhor seria não desejar, mas proporcionar autenticamente um NATAL FELIZ aos IRMÃOS, oferecendo-lhes generosamente as nossas posses e talentos, sempre que a necessidade dos mesmos reclamar.
          No início do Cristianismo, os cristãos cristanizavam as festas pagãs. E assim, em Roma, a partir aproximadamente do ano 300d.C., começou a se comemorar, no dia 25 DE DEZEMBRO, a festa pagã intitulada “Nascimento do Sol Invicto”, em homenagem ao Deus Sol, quando este acabava de passar pelo ponto de maior distância do equador, com noites mais longas, e entrar num ritmo de noites mais curtas e dias mais longos, dando a impressão de que o Sol renascia.
           Os Cristãos, então, querendo combater o paganismo, criaram no mesmo dia 25 DE DEZEMBRO a festa cristã do nascimento do VERDADEIRO SOL, a única LUZ INVICTA – JESUS, surgindo o NATAL que se propagou por toda a parte e hoje é uma festa cristã universal. O NATAL substituiu a vitória pagã da luz sobre as trevas, do dia sobre a noite, pela invencível VITÓRIA cristã da SALVAÇÃO – CRISTO, sobre a queda original.
          Entretanto, é interessante lembrar que não há um real conhecimento sobre a data exata do nascimento de Jesus.
          Hoje, ao contrário, as festas cristãs são paganizadas. Pois, o Natal, para muitos, é época de dar e ganhar presentes, enviar e receber cartões, comedorias e bebidas. Para os comerciantes é tempo de vendas acrescidas e lucro. Para o povo em geral é a vez do consumismo. Comprar!… Comprar!…
          Enfim, que é NATAL?
          Natal é hoje. Natal foi ontem. NATAL será amanhã. NATAL não tem começo nem fim. É como o homenageado da GRANDE FESTA – infinito, eterno.
          Sempre é NATAL para aqueles que TODOS OS DIAS estão unidos ao DEUS-CRIANCINHA DE BELÉM, descobrindo nos OUTROS o tão esperado EMANUEL e tratando-os conforme a VONTADE DIVINA.
          Dessa forma, poderemos, na NOITE SANTA, experimentar as alegrias do repicar dos sinos, do brilhar dos fogos, do entoar dos cantos, do esplendor das luzes e do executar das músicas, dizendo ao IRMÃO: FELIZ NATAL!… e ainda acrescentar: eu quero te oferecer o presente de um NATAL FELIZ.
* Obs: Texto retirado do livro da autora – Retalhos do Cotidiano
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]