Ina Melo 19 de dezembro de 2011
O Natal é uma festa da família. Quase todas as crianças guardam belas recordações dessa noite. No meu tempo estava sempre na Igreja assistindo à Missa do Galo, mas com o sentido nas festas de rua.
O Natal só começou a marcar a minha vida depois que os meus filhos nasceram. Aí sim, a Noite de Natal transformou-se num rito de felicidade e beleza. A primeira grande árvore foi armada quando a minha filha completou um ano. Outros filhos chegaram para nossa felicidade.
Comecei então a sonhar de ano para ano, como organizar a mesa, as comidas, os presentes. O tempo passou. Eles cresceram. Tenho certeza que fomos uma família feliz tendo minha mãe à frente dos preparativos da Ceia, pois ela nunca permitiu que qualquer cozinheira temperasse o tão famoso “peru de Natal”, só ela sabia fazer. Pela sua longa vivência, nunca admitiu as novidades das aves congeladas. Tínhamos que encomendá-lo no mercado com alguns meses de antecedência.
Hoje, sei que meus filhos guardam dos nossos Natais lembranças felizes. Na medida em que eles cresciam, mais difícil tornava-se para nós esconder os presentes e inventar a história de Papai Noel. No mundo atual, as crianças são por demais informadas e veem a realidade da vida muito de perto.
Mas nós, enquanto pudemos, fizemos questão de guardar a magia das noites natalinas. Lembro da mesa coberta com belas toalhas, arranjos de frutas arrumados com esmero, velas multicores e não faltavam pratos ornamentados e as melhores iguarias.
As minhas lembranças das festas de fim de ano, não se resumem apenas ao Natal, o Ano Novo também era saudado com música e champanhe. Não recordo de nenhuma tristeza nessas ocasiões. Mesmo quando a vida tornou-se mais difícil, tudo era feito com carinho para que o nosso Natal não perdesse a aura de paz e união.
Agora com tempo encolhendo, sinto falta dos meus entes queridos que partiram, deixando-me órfã de alguns pedaços de amor e até mesmo da minha cadela de estimação que se encantou Os filhos, cada qual vivenciando a sua vida, o que é natural, procuram em suas casas dar continuidade ao Natal, contando sempre com a minha presença.

Gosto muito das festas de fim de ano e se me perguntassem como eu queria a minha Noite de Natal, diria: Na minha casa, em torno de uma bela mesa, com variadas iguarias, bons vinhos e ter à minha volta filhos, netos e familiares até o final dos tempos. Ina Melo. 2008
Obs: Imagens enviadas pela autora.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]