Não existe nos Evangelhos um mandamento para o sofrimento, mas sim para o amor. E, ao falarmos de sofrimento, precisamos distinguir aquele que é conseqüência do engajamento pelos valores do Reino – ou seja, a luta pela paz, justiça, saúde e fraternidade – daquele que é ligado à nossa condição humana, limitada, frágil e mortal, e que exige sabedoria humana e cristã para ser enfrentado. Nesse sentido, encontramos atitudes extraordinárias de pessoas que assumem com fé corajosa a condição humana de mutilados ou portadores de doenças incuráveis, que nos interpelam e, ao mesmo tempo, nos evangelizam.
          A sabedoria não nasce do sofrimento em si. Se isso fosse verdade, os sofredores seriam necessariamente sábios e até mesmo os animais nos laboratórios seriam mais sábios que nós. A sabedoria humana e cristã nasce a partir da reflexão, aceitação e assimilação da experiência de sofrimento, numa perspectiva de fé e esperança.
*Camiliano, pós graduado em Clinical Pastoral Education pelo S. Lukes’s Medical Center (Milwaukee, EUA). Professor doutor no programa de mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo (SP) e autor de inúmeras obras na área da bioética, dentre as quais Bioética: um grito por dignidade de viver e co-organizador de Buscar sentido e plenitude de vida: bioética, saúde e espiritualidade.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]