Dade Amorim - In Memorian 21 de novembro de 2011

[email protected]
http://inscries.blogspot.com
http://obemomaleacolunadomeio.blogspot.com

          Antigamente eu me aborrecia quando o cós de uma saia ficava muito amassado na reentrância da cintura. Agora tenho mais com que me aborrecer.
***
          Hoje encontrei anotado no verso de uma capa de apostila: “o que é espontâneo vive para sempre”.
***
          Naquele dia, precisava assistir ao jornal das quatro, que ia transmitir uma entrevista de Cosme, meu colega de turma na faculdade. Nos tempos da universidade, Cosme era um adolescente magrinho, moreno, descendente de índios do Amazonas; meio rebelde, inquieto, de olhos negros puxados. Naquela altura, porém, já se tornara um caboclo barrigudinho de barbas compridas e grisalhas, e exercia o cargo de curador de cinema no Museu de Arte Moderna do Rio. Tinha sido sempre um apaixonado por cinema, que ensinou a várias pessoas, a mim inclusive, o que era um grande filme. Conhecia as técnicas, a teoria do cinema como ninguém.
          Cosme foi um de meus maiores amigos do tempo de juventude. Esteve preso durante a ditadura, protegeu muita gente e seus amigos o adoravam. Não seria justo deixar de vê-lo naquele dia. Porque talvez ele não vivesse muito mais. Porque talvez eu não tivesse muito mais para viver. Um mês depois recebi a notícia de sua morte.
***
          Tudo que se consegue saber do futuro com relativa certeza é o que a meteorologia prevê. O que é bem pouco, tendo em vista o percentual de erros na previsão do tempo.
***
          O mais alto a que consigo chegar é quando procuro de todo coração entender alguém. Nesses momentos me sinto no nível dos cristais de chuva.
***
          Deve-se perder o presente em nome do futuro?
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]