23 de outubro de 2011
150 pessoas, maior parte, crianças se candidataram a receber a operação plástica para corrigir os lábios nascidos com defeito. Oitenta delas e deles receberão o beneficio nestes dias em Santarém. Uma organização chamada Sorriso Brasil, enviou 50 profissionais voluntários, entre médicos, enfermeiros e técnicos especializados para cumprir esta missão humanitária de recuperar o sorriso de crianças e adolescentes. Esse gesto de solidariedade é tão raro que até surpreende e merece aplauso coletivo. O mesmo grupo de médicos solidários vai realizar operação semelhante com 80 crianças do Estado do Amazonas, em convênio com o governo daquele Estado.Tão grandiosa atitude difere de outras notícias que falam de médicos e hospitais que deixam de atender pacientes, por que não tem o dinheiro para pagar, ou de outros que atendem pelo SUS, mas cobram dinheiro extra para fazer uma cirurgia.
Essa equipe de 80 voluntários da medicina a recuperar o sorriso de deficientes labiais, realiza o que, na linguagem do evangelho de Jesus Cristo diz – “Bem aventurados os que têm coração de pobre, por que deles é o reino dos céus’’ . Solidariedade como a dessa equipe Sorriso Brasil, se compara com a dos 5 mil médicos cubanos que foram ao Haiti, após o terremoto no ano passado, para cuidar dos doentes e acidentados. Tais atitudes comprovam que nem só de guerras, negócios, corrupção vive o Mundo e o Brasil em particular. Por causa de grupos solidários assim, é que vale a pena se viver e também ser solidário com outros.
Pessoas e organizações do tipo Sorriso Brasil, dignificam a humanidade e recordam a bíblica passagem do livro do Genesis, quando conta que Javé estava tão indignado com a patifaria de Sodoma que decidira destruir com fogo toda a cidade. Abraão, sabendo disso tenta negociar com Javé. “Mas senhor se houver 100 justos em Sodoma, o Senhor dispensa de destruí-la? Ah! se houver 100 justos eu deixo de queimar Sodoma… senhor, talvez 100 não, mas se houver 80 justos, o senhor salva Sodoma? Salvo sim! Disse javé… Ainda bem que nestes dias Santarém não será queimada, apesar de corruptos e maracutaias que há.
* Pároco diocesano e coordenador da Rádio Rural AM de Santarém.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.
busca
autores
biblioteca