Nelson Mandela na áfrica do sul, irmão Dulce em salvador da Bahia, Che Guevara na America latina e tantas outras pessoas ficaram na história por que romperam com o egocentrismo e partilharam suas vidas pelo bem dos seres humanos. Todos eles e elas, conhecendo ou não o pensamento de Jesus cristo levaram a sério a garantia, do mestre-“O maior no reino dos céus, é o que mais serve aos outros aqui na terra”. Esta reflexão chega agora por uma preocupante noticia vinda ao hemocentro da cidade.
Faltam doadores de sangue, apenas foram coletadas 70 bolsas de sangue no hemocentro durante o mês, quando a demanda é de 200 frascos. Mesmo com campanhas constantes, nas escolas, em municípios da região, no rádio e televisão, mesmo assim, poucos são os que respondem aos apelos. Devido a carência, dilataram as idades, hoje desde jovens de 16 anos até adultos de 67 anos podem doar sangue sem risco de prejudicar a saúde.
A demanda de sangue nos hospitais tem aumentado por causa de tantos acidentes e conflitos pessoais. Duas atitudes revelam o outro lado da moeda humana. Quantos seres humanos já precisaram de sangue os hospitais e hoje, com saúde não pensam em levar seu sangue para outros necessitados. São 200 bolsas de sangue que são buscadas no hemopa.
Certamente, as maiorias desses benefiados recuperam a saúde. Quantos voltaram ao hemopa para retribuir a solidariedade? E os jovens de 16,17 anos cheios de saúde mas que não sabem ou não querem assumir que o caminho da felicidade é partilhar a vida. Quem pode partilhar a vida com outros e se nega, um dia pode precisar de sangue e não encontra doador, como reagirá? O amor existe e o maior gesto de amor é partilhar a vida com outras pessoas.
* Pároco diocesano e coordenador da Rádio Rural AM de Santarém.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]