No estudo anterior vimos o círculo dos cinco elementos, e como os sistemas da Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal, subseqüentemente nutrem um ao outro e que cada um desses elementos tem um órgão e uma víscera à ele relacionado, fica agora mais simples de se entender que a deficiência de energia em um órgão ou víscera está relacionada à alguma alteração no transporte de energia nesse sistema de um para outro elemento, mas existe um mecanismo que é responsável indireto pelo equilíbrio de todo sistema, é aquilo que em Medicina Oriental é chamado de “O Sistema dos Três Aquecedores ou Triplo Aquecedor”, ele é responsável pela manutenção da temperatura do Coração, pois é essa temperatura em níveis equilibrados que permitirá a recepção e transmissão de energia em todo sistema. É formado pelos Aquecedores Inferior, Médio e Superior, esses três aquecedores fazem a distribuição do calor em todo sistema através daquilo que os Chineses chamam de rios de energia ou Meridianos aonde cada um dos 5 órgãos e 5 vísceras do sistemas receberá calor.
Portanto 5 meridianos para cada órgão e 5 meridianos para cada víscera, além de um meridiano que leva o nome de triplo aquecedor o qual regerá o correto funcionamento dos três aquecedores e mais um chamado de meridiano do pericárdio ou meridiano senhor do coração, o qual é responsável pelo fluxo sanguíneo e energético em todo sistema, ou seja no total 12 meridianos chamados de principais, posteriormente falaremos dos meridianos secundários.
É necessária a manutenção da temperatura cardíaca pelo sistemas dos três aquecedores para que independente da temperatura ambiente o fluxo de energia seja sempre perfeito, isso porque o sangue transportado pelo coração deve conter SHUÊ, ou como se diz em Medicina Oriental o Sangue Vivo em Essência, e é essa essência que a cada momento leva vida a cada parte de nosso corpo, porém, assim como um dia é composto por momentos de claridade e de escuridão, momentos de mais ou menos frio, momentos de chuva ou de calor, da mesma forma a energia em nosso corpo é distribuída de forma equilibrada, para entendermos como isso funciona apresentamos na figura abaixo uma ferramenta indispensável no trabalho de todo Acupunturista, o Relógio de Meridianos. Ele mostra o que chamamos de pico dos Meridianos, e o que é isso? A energia circundante em nosso corpo é distribuída de tal maneira que a cada duas horas um órgão, víscera ou sistema recebe uma quantidade máxima de energia, por exemplo, perceba que das 5 às 7 horas da manhã o Intestino Grosso é a Víscera que recebe o maior nível de energia, ou pico do Intestino Grosso, como ele faz parte do que conhecemos como sistema de eliminação, então nesse período é o menos indicado para que nos alimentemos (café da manhã por exemplo) e sim no período que vai das 7 às 9 da manhã, por ser o pico do Estômago e ser ele a principal víscera do chamado Sistema de Assimilação, e então o que fazer no período do Intestino Grosso? Atividade Física, como forma de eliminação de toxinas e a otimização do sistema excretor.
Na próxima parte desse estudo nos aprofundaremos, de forma a saber como melhor usar o Relógio de Meridianos em nosso favor.
Obs: Imagem enviada pelo autor.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]