“A glória de Deus é o homem plenamente vivo.” (Santo Irineu, Séc. II) 
Toda a criação revela a grandeza de Deus. Deus, Pai-Criador, criou o Ser Humano à sua imagem e semelhança, com inteligência e vontade, para cultivar e guardar esta criação. Dentro deste projeto de Deus, o homem e a mulher são o ponto mais alto, o centro de toda a criação.
O Ser Humano foi criado para conviver em harmonia com a criação, consigo mesmo, com o outro e com o Criador. Pela desobediência rompe esta harmonia de relacionamento, e, desde lá, corre o perigo de optar por caminhos que, em vez de promoverem a harmonia, promovem a divisão e a destruição.
A criatividade humana é capaz disso: construir ou destruir aquilo que é indispensável para o seu desenvolvimento integral. O relacionamento harmônico do Ser Humano com a criação enriquece o seu relacionamento consigo mesmo, com o outro, e com Deus. Destruir a natureza é tirar as condições da pessoa para ter um relacionamento integral consigo, com o outro e com Deus; é tirar um pedaço dela mesma, algo que é necessário para conseguir alcançar uma felicidade terrena mais completa.
Desrespeitando a natureza, visando somente lucrar dela, é desrespeitar o Ser Humano. Colocando o bem estar da humanidade em primeiro lugar, implica, respeito pela natureza, que faz parte essencial da realização integral dos filhos e filhas de Deus. Por isso, existem leis e governantes, para garantir os direitos do Ser Humano para uma vida digna. Governar é coordenar as ações e os relacionamentos da sociedade, e administrar os recursos terrenos, para que todos possam alcançar condições para um desenvolvimento integral.
“A cultura atual tende a propor estilos de ser e viver contrários à natureza e dignidade do ser humano. O impacto dominante dos ídolos do poder, da riqueza e do prazer efêmero se transformaram, acima do valor da pessoa, em norma máxima de funcionamento e em critério decisivo na organização social. Diante dessa realidade, anunciamos, uma vez mais, o valor supremo de cada homem e de cada mulher. Na verdade, o Criador, ao colocar a serviço de ser humano tudo o que foi criado, manifesta a dignidade da pessoa humana e convida a respeitá-la. “ (Documento de Aparecida, Nº 387)
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]