Durante a Semana da Criança (4 a 9 de outubro) a Pastoral do Menor de Santarém (PAMEN) realizou uma caminhada com um “Grito”: Toda criança e adolescente tem o direito de viver com dignidade!
Na descida da PAMEN Centro até o centro da cidade tivemos o acompanhamento de policiais e da banda “José Agostinho”, composta de crianças e jovens. A caminhada passou na frente do Hospital Municipal reivindicando um atendimento de qualidade para todos, dando prioridade para crianças e adolescentes. Houve uma parada na frente do Ministério Público onde foi entregue um documento para as autoridades reivindicando a implantação da NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que, há tempo, foi criado pela lei federal. Mais um descaso das autoridades da nossa cidade que não olham com carinho e cuidado para as nossas crianças e suas famílias.

Depois, a caminhada desceu pelo centro até a Avenida Tapajós e o palco localizado na Praça da Matriz. Foram realizadas apresentações e brincadeiras. Houve pronunciamentos dos coordenadores dos Conselhos de Direito e Tutelar lembrando que a responsabilidade do bem-estar das crianças é dever de todos e não somente dos Conselhos e das entidades que atendem crianças e adolescentes em situação de risco.
Finalizou com o pronunciamento do coordenador da PAMEN que lembrou que a Constituição Federal, no seu artigo 227, coloca criança e adolescente como “prioridade absoluta”. O Estatuto da Criança e do Adolescente se baseia nesse artigo, direitos e proteção. Chamou a atenção que a maioria das crianças e dos adolescentes do nosso Município não estão “em condições de viver com dignidade.”
Terminou com a distribuição de água e picolé.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]