Não foi suficiente ele lhe falar das Marias-sem-Vergonha que crescem à beira da serra, espontânea e singelamente… Os dois souberam na mesma hora que aquilo era um sinal e se encontraram num olhar mais demorado voltado ao que simplesmente está e é fundamental. Mas, em seguida, disfarçaram como se tivessem sido pegos num flagrante…
Hoje, quando Andréia passa na estrada e vê as florezinhas pontilhando a paisagem, pensa que deviam ter ido, juntos, apreciá-las e aprender com elas sobre disponibilidade.Não foi suficiente ele confiar a ela uma história sofrida, de sua infância perdida. O menino, que ele fora, apenas apareceu na soleira da porta, acenou-lhe e disparou em retirada, parecendo arrependido da exposição voluntária. Hoje, quando se falam, acontece de Fernanda reencontrar num brilho fugidio do olhar dele, a ternura da criança que não quis segurar a mão que ela lhe estendeu, amorosamente.
Não foi suficiente ele lhe emprestar, displicente, sua própria vida para que ela vivesse a salvadora. Afinal, uma vez sobrevivente, ele passou a duvidar de que tivesse corrido algum perigo e ficou para Antonia apenas o gosto do ridículo de ter se atirado, desesperada, no meio de um incêndio feito só de efeitos especiais.
Não foi suficiente ter estado a seu lado, encarnando uma super ardorosa foliã, do mais empolgante bloco de carnaval. A noite era azul, tudo ao redor parecia magia e Aurora conseguiu saber de onde vem a tal da felicidade. Mas, depois, tirando a fantasia, ela, que era a poderosa mãe-do-vento, se viu menina assustada com medo dos mascarados. E nunca mais foi carnaval outra vez.
Não foi suficiente ter coragem de arriscar; passar por cima de mágoas; tentar compreender o que não tem tradução. Quando tudo parecia fazer sentido, ele simplesmente não voltou mais. Até hoje Isabela se pergunta de que matéria enganosa era feita o deslumbramento do encontro que aconteceu naquela noite…
Não foi suficiente o beijo emoldurado num pôr-do-sol inesquecível. Seus rostos se voltaram naturalmente e estava selado o amor. Mas, depois, o sol provavelmente mudou sua rota, pois foi sempre sombria a história que pararam de escrever. Se acontece de, ao se falarem, voltar a lembrança daquele momento, surge logo uma piada que dessacralize a emoção perdida no tempo. Para Melissa, só a melancolia…
Não foi suficiente tê-lo visto morrer apaixonado por ela. Era preciso ter tido seu amor por inteiro, quando amar parecia ser um projeto de crescerem juntos. Mas logo depois de conquistada, Julieta se viu repetida nos inúmeros corpos das outras mulheres que ele desejava também e que precisava seduzir, compulsiva e infantilmente.
Não foi suficiente ter tido tantos amores. Não bastou ter conquistado amantes e encantado admiradores. Era preciso ter experimentado parceria, comprometimento, companheirismo, todas essas coisas que vão se construindo pouco-a-pouco, de flores, entardeceres, alegrias incontidas, coragem, presença, humildade, ternura e que fazem a vida mais inteira. Penélope espera…
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]