Quem ainda não foi vítima dessa frase, atire a primeira pedra.
Todos nós, sem distinção, nos sentimos em alguns momentos, com tantas coisas para fazer, assuntos a resolver, atenções a dar, que acabamos usando a frase acima, como um desabafo em meio ao caos que se instalou em nossa vida. É no trabalho, nos estudos, na vida social, familiar, sempre nos sentimos prejudicados pela absoluta falta de tempo. Não encontramos uma brecha para um cineminha, para uma pizza com os amigos, ou para aproveitarmos um gostoso bate-papo. Em casa, o corre-corre se transforma num transtorno, pois com o acúmulo de coisas por fazer, o próprio equilíbrio familiar acaba se tornando fragilizado e nós, com os nervos à flor da pele.
É aí que me lembro do Princípio de Pareto: “Apenas 20% daquilo que você faz é responsável por 80% dos seus resultados.”
No séc.XIX, o economista italiano Alfredo Pareto, analisando a sociedade local, concluiu que grande parte da riqueza (80%) se concentrava nas mãos de um reduzido grupo de pessoas (20%). Com isso, chegou aos 20% de clientes responsáveis por 80% dos volumes de vendas. Após estudo apurado de suas conclusões, estabeleceu o “Método de Análise de Pareto”, que significa que um pequeno número de causas (geralmente em torno de 20%) é responsável pela maioria dos problemas (geralmente em torno de 80%).
Mas o que tem a ver o tal Pareto com a minha falta de tempo no séc. XXI? Tudo!
Em uma cidade, 20% dos criminosos são responsáveis por 80% dos crimes registrados. Controlando rigorosamente esses 20%, a polícia conseguirá reduzir a criminalidade em 80%.
Em uma empresa, 20% dos clientes são responsáveis por 80% das compras repetidas. Invista nesses 20% e obterá ainda mais lucros para sua empresa.
Em uma sala de aula, 20% dos alunos são responsáveis por 80% da bagunça e confusão enfrentados pelos professores. Basta controlar esses 20% e terá a sala de aula sob controle.
Em sua vida, acontece exatamente a mesma coisa, pois 20% do que diz para as pessoas são responsáveis por 80% das reações provocadas. Por isso devemos tomar muito cuidado com nossas palavras. Assim como 20% do que escolhemos para comer são responsáveis por problemas de saúde que podem manifestar-se mais tarde. Trocando os 20% que podem gerar doenças, você conseguirá obter 80% de chances de não desenvolver tais problemas. E, de tudo o que lê em um texto (como este), apenas 20% já contém o mais importante a ser apreendido. Os demais 80% são apenas palavras usadas na introdução, como repetição didática, como ligação ou no fechamento do texto.
Se quiser testar este princípio, preste muita atenção a tudo o que for fazer durante esta semana. Verá que apenas 20% serão essenciais e 80% secundários. Aprenda a escolher os 20% essenciais e aposte todas as suas fichas ali. Por exemplo, escolha 20% do que assiste na TV que considera essenciais para você e despreze os demais 80%, que serão apenas pura perda de tempo. Ao telefone, procure falar o essencial e notará que terá falado apenas 20% do que falaria. Examine sua agenda e dê o que tem de melhor para os 20% essenciais ao seu dia-a-dia, deixando o restante para quando e se sobrar tempo. Não fará diferença alguma.
Deixe de preocupar-se com o que está entre os 80%. Dedique-se apenas aos 20% essenciais para sua vida, seu sucesso, sua felicidade.
É difícil? É.
É impossível? Não.
Deixemos todos os 80% economizados para usarmos com nosso lazer, nosso bem estar. E nunca mais precisará desculpar-se com ninguém por andar totalmente sem tempo…
Obs: Imagens enviadas pelo autor.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]