Nós estamos tentando mostrar que, ao longo da história humana, aquilo que a gente chama de divisão social do trabalho tocou mais de perto as mulheres. Quer dizer, as mulheres sempre foram consideradas de segunda categoria e sempre foram aquelas que tiveram de manter algumas coisas fundamentais no equilíbrio da vida familiar e doméstica. São as mulheres que procuram o alimento, são as mulheres, também, que procuram e cuidam especialmente da água. Por isso que, quando eu falo de relação entre ecologia e feminismo, eu estou mostrando não uma questão de natureza, não que as mulheres são mais natureza do que os homens, mas eu estou dizendo que, do ponto de vista da responsabilidade social, recai sobre as mulheres. No Brasil, na América Latina, nos países africanos, nos países asiáticos, recai sobre os ombros das mulheres a questão de uma água potável para sua família. Então, por isso que eu proponho para a nossa reflexão que a água, antes de ser um problema ecológico sentido por todas as pessoas, é um problema para certos grupos e, entre esses grupos, mais vulneráveis estão as mulheres.

Essa questão não é novidade. Essa questão da água revela, ainda hoje, que existe uma maioria excluída dos bens da terra, em especial da água, e existe uma minoria que, apesar de seu discurso em favor da qualidade da água, continua a manter a discriminação e as barreiras para o acesso democrático às águas. O que eu quero dizer é que nem todo discurso teológico favorece a repartição das águas. Nem todo discurso científico ecológico de fato pensa no bem comum, basta que a gente veja, por exemplo, a quantidade de dinheiro que é investida em pesquisas submarinas e a pouca quantidade de dinheiro que é investida na renovação da rede de distribuição de água.”

Mais uma vez, eu lembro que as mulheres devem prever e prover a água para a manutenção da vida familiar. A canção brasileira já consagrou a mulher que cozinha, que lava roupa, que limpa, que cuida da família, a célebre música: ‘lata d`água na cabeça, lá vai Maria’. Há uma simbologia que revela esse reconhecimento pela poesia popular, pela música popular, dessa divisão social do trabalho doméstico. É por isso que eu insisto em mostrar que o problema da água afeta todo mundo, mas afeta especialmente as mulheres porque são elas as provedoras desse bem para suas famílias.

Alguns anos atrás, eu soube de uma pesquisa nos morros do Recife, Morro de Casa Amarela, onde havia um número muito grande de mulheres hipertensas. Se chegou a uma assustadora conclusão de que a doença era devida à escassez de água. A gente pode até se espantar como a escassez de água gera pressão alta, mas muitas das mulheres pesquisadas viviam em constante sobressalto, porque a água chegava de madrugada, ou no meio da noite, então, o sono atribulado tinha efeito direto sobre a saúde das mulheres. Hoje, estes dados estão sendo atualizados em nível nacional e, infelizmente, os resultados estão mais ou menos semelhantes.

O que mais falta não é água, mas é o cuidado com os nossos corpos, que é água. O que mais falta não é água, mas é cuidar, amar o próximo, que é água também, como a nós mesmos.

* Filósofa e teóloga, feminista e escritora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]