26 de junho de 2011
O conceito de santidade sempre nos pareceu querer falar de uma realidade distante e quase inatingível. A própria maneira como quase sempre é apresentado parece desligada do seu real fundamento: o Amor.
É lamentável que muitas vezes esqueçamos que a grande proposta de Deus é amar. “[…] ame a Javé seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força” (Dt 6,5). A esse princípio que é tarefa da vida, Jesus acrescenta: “Ame ao seu próximo como a si mesmo” (Mc 12,30-31). Assim ele apresenta a síntese de todo o seu ensinamento.
Com isso, Jesus quis mostrar claramente que santidade é relação de amor. Portanto, vocação à santidade é vocação ao amor, o que significa que a proposta da vida cristã consiste em criar relação de amor com todos, à semelhança do próprio Deus. “Sejam santos, porque eu, Javé, o Deus de vocês, sou santo” (Lv 19,2). Deus nos ama, e nós correspondemos ao seu amor amando nossos irmãos. Jesus, que veio revelar o amor do Pai, assim diz: “Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor […] O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês” (Jo 15,9-12).
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.
busca
autores
biblioteca