Na cidade de N. Sra. Aparecida, em São Paulo, reuniram-se cerca de 290 bispos, de 4 a 13 de maio último. Vieram desde o extremo Norte do país, na fronteira com a Colômbia e a Venezuela, como do extremo Sul, na divisa com o Uruguai e o Paraguai. Muitos cabelos brancos, mas também alguns jovens de pouco mais de 40 anos. Alguns afro-descendentes legítimos, vários italianos, espanhóis e alemães e de vários outros países, de outros dezesseis. Agora o primeiro de origem nipônica., auxiliar de São Paulo. São dois apenas os nascidos no estado do Amazonas . Sem dúvida, a maior, melhor e mais autorizada representação dos anseios do povo brasileiro, desde os índios da Amazônia, os marginalizados do Nordeste até os operários do Sudeste e brasileiros de todas as classes e condições.
          Temas centrais foram: as Diretrizes gerais para a ação evangelizadora da Igreja no Brasil e as Diretrizes para o Diaconato permanente, essa feliz inovação – ou redescoberta – do Concílio Vaticano II, que tem levado tantos homens casados a precioso serviço pastoral junto aos presbíteros da Igreja. Vários outros assuntos foram estudados, tais como: informes sobre o Sínodo dos Bispos em Roma para a nova evangelização, celebração do cinquentenário do Concílio Vaticano II e beatificação da Irmã Dulce, este mês, na Bahia. A Assembléia emitiu ainda: nota oficial de apoio à frente parlamentarista em defesa da vida contra o aborto e, logicamente, de repúdio à decisão do Supremo, quanto à união conjugal de pessoas do mesmo sexo. Mais uma vez, os bispos do Brasil renovaram seu compromisso solidário com a causa indígena no Brasil.
          Naqueles dias, foi eleita a presidência da Conferência dos bispos para o novo quadriênio, que ficou encabeçada pelo cardeal de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno, presidente e ao seu lado, como vice-presidente, Dom José Belisário, arcebispo de S. Luiz do Maranhão.. Dom Leonardo Steiner, prelado de São Félix do Araguaia, é o novo secretário geral. Foram eleitos ainda os bispos responsáveis pelas várias comissões e foi constituída nova Comissão episcopal para a juventude, também tendo em vista o Dia mundial da juventude este ano em Madri, sendo que em 2013 será no Brasil.
          O dia de trabalho era aberto com a santa missa no Santuário Nacional da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e durante os intervalos das reuniões, rezávamos o Ofício Divino do dia litúrgico, que estávamos vivendo. O dia de recolhimento espiritual foi pregado pelo Cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos da Santa Sé. Houve ainda uma homenagem de agradecimento à Ação Episcopal ADVENIAT da Alemanha, que completa em 2011 50 anos de ajuda financeira dos católicos alemães à América Latina. Outro momento marcante foi o culto ecumênico, com a presença de oito pastores de várias denominações cristãs e no final, também um rabino judeu fez bela saudação ao episcopado brasileiro. No domingo, visitamos as maravilhosas instalações de comunicação da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, sendo homenageados com um jantar oferecido pela comunidade, que faz parte da Grande Família Salesiana.
          Foram dias de estudo e intensa atividade pastoral para o bem da Igreja no Brasil.
(*) É arcebispo emérito de Maceió.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]