Laudi Flor 25 de abril de 2011

[email protected]

Quando iniciei a carreira de advogada, uma de minhas primeiras batalhas judiciais enfrentadas, dizia respeito à tese defendida pelas Centrais Sindicais que afirmavam ser “ a expectativa o melhor direito”. Na época, alegavam que se um empregado foi informado através da mídia de um determinado aumento em seu salário, ainda que aquele aumento não se transformasse em lei, o servidor teria assegurado o direito, pois viveu calcado em uma expectativa. Trocando em miúdos : aquele que esperou, contou, fez planos e não realizou aquilo que planejou, por ser isento de culpa não poderia ser decepcionado.A tese prosperou em alguns Tribunais mas em outros não!
Pois bem, as expectativas de coisas boas, de dias melhores, de emoções positivas fazem um bem danado ao espírito, ainda que essa expectativa seja frustrada por esse ou aquele obstáculo. Ela é infinita enquanto permanece impregnada em você.
Segundo o dicionário expectativa é:
1. Expectação; espera.
2. Esperança baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas.
3. Esperança.
4. Probabilidade
Fazer das pequenas coisas uma promessa de coisas positivas, desejar, sonhar, criar a esperança dos bons momentos antes mesmo que eles aconteçam, é essencial a existência humana. Os floreios anteriores aos acontecimentos podem eventualmente se frustrar mas de outro modo podem eternizar o doce que há nas coisas comuns e assim valer por uma vida inteira.
Contou-me uma amiga que ao comprar um bom vinho já fica no aguardo do momento em que vai saboreá-lo. Assim,prepara-se com uma boa música, uma roupa bonita e confortável, deixando tudo à meia luz para curtir cada cada gole como se tivesse uma agradável companhia e como se aquele gole fosse o último. A expectativa da degustação do vinho a faz viver intensamente o momento, ainda que a degustação seja solitária.
Muitas vezes nos pegamos criando expectativas de coisas desagradáveis, que mais parecem assombrações:Doenças, derrotas, discórdias e esquecemos que podíamos ter antecipado os acontecimentos em nosso favor, pensando e agindo de forma esperançosa. Não quero dizer que o pensar positivamente possa fazer com que você sempre seja um ganhador mas pode facilitar as coisas, clarear sua alma e tornar tudo mais fácil. Enfim a expectativa de coisas boas, aderindo a tese das Centrais Sindicais é o melhor direito!
Obs: Imagem enviada pela autora
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]