Ao formularmos votos de saúde para alguém, estamos dizendo que a vida não depende somente do cuidado pessoal de cada um. Começa com a pessoa, mas vai além.
A saúde é um dom maravilhoso de Deus e resultado do trabalho da comunidade em defesa e proteção da vida. É um compromisso de solidariedade. Interessa a toda a humanidade, indistintamente de credo, etnia, nacionalidade, sexo ou cultura. É um direito fundamental do ser humano – seu direito à vida.
Existem centenas de milhares de profissionais especializados, bem como agentes de Pastoral da Saúde preparados para cuidar samaritanamente daqueles que estão fragilizados pela doença. Este não deixa de ser um dos grandes sinais de esperança que temos no mundo.
*Camiliano, pós graduado em Clinical Pastoral Education pelo S. Lukes’s Medical Center (Milwaukee, EUA). Professor doutor no programa de mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo (SP) e autor de inúmeras obras na área da bioética, dentre as quais Bioética: um grito por dignidade de viver e co-organizador de Buscar sentido e plenitude de vida: bioética, saúde e espiritualidade.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]