[email protected]

A cada ano, repetimos a pergunta que os apóstolos fizeram a Jesus: “Senhor, como queres que preparemos a Páscoa?” (Cf.Mt2)
A festa da Páscoa: a morte e a ressurreição de Jesus é a maior de todas as festas.
A mais importante! Grande demais para ser preparada em apenas três dias ou uma semana. Por isso, estendemos a sua preparação para quarenta dias. Daí Quaresma, período de quarenta dias, que vai de
quarta-feira de cinzas até a quinta feira santa pela manhã.
Os textos liturgicos da Quaresma são belíssimos e nos conduzem ao verdadeiro espírito deste “tempo favorável”. Para não citar todos, lembro aqui apenas o Prefácio de uma das missas de domingo como
síntese de toda essa riqueza:
“Na verdade é justo e necessário, é nosso dever e salvação louvar-vos, Pai santo, rico em misericórdia, e bendizer vosso nome, enquanto caminhamos para a Páscoa, seguindo as pegadas de Jesus Cristo,
vosso Filho e Senhor nosso, mestre e modelo da humanidade, reconciliada e pacificada no amor.
Vós reabris, duarante a Quaresma, a estrada do Êxodo, para que vossos filhos, aos pés da montanha sagrada, humildemente tomem consciência de sua vocação de povo da aliança. E celebrando vossos louvores escute vossa Palavra e experimente vossos prodígios.
Por isso, olhando com alegria esses sinais de salvação, unidos aos anjos e aos santos, entoamos o vosso louvor, cantando a uma só voz:

“Santo, santo, santo…”

Encontramos neste Prefácio todos os elementos que caracterizam não só a liturgia deste Tempo, mas especialmente a sua teologia, a sua espiritualidade e a sua pastoral.
Voltamo-nos para Deus,”Pai santo, rico em misericórdia”; relembramos a grande experiência do Êxodo, da Aliança, da Libertação; assumimos nossa atitude de povo peregrino, ouvintes da Palavra, povo amado e escolhido por Deus…
       O povo de Deus no deserto andava…
       Ao longe avistou a Terra querida que o amor preparou…

É um tempo forte de escuta da Palavra, de oração e de jejum.
Mas é acima de tudo, um tempo de exercitar o perdão, a misericórdia. De nada adianta fazer jejum se a lingua é irada, se fere constantemente o irmão se cala o bem e põe em evidência o mal…
São quarenta dias que nos relembram a verdadeira Ressurreição, que nos ajudam a dizer sem medo :

       MORTE, ONDE ESTÁ A TUA VITÓRIA? (1 cor 15,55)

Durante a Quaresma, a Igreja nos propõe a cada ano, a Campanha da Fraternidade, que tem início na Quarta-feira de cinzas e se estende por toda Quaresma.
O tema da Campanha deste ano, “Fraternidade e a Vida no planeta” e o lema “A criação geme como em dores de parto”, reflete a questão ecológica, focando sobretudo o problema das mudanças climáticas.
Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais em todo mundo de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que vivemos.
Excelente momento para recomeçarmos as nossas atividades!
        Também sou Teu povo Senhor. Estou nessa estrada.
        Cada dia mais perto da Terra esperada!…

Obs: Imagens enviadas pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]