[email protected]

A cada ano, repetimos a pergunta que os apóstolos fizeram a Jesus: “Senhor, como queres que preparemos a Páscoa?” (Cf.Mt2)
A festa da Páscoa: a morte e a ressurreição de Jesus é a maior de todas as festas.
A mais importante! Grande demais para ser preparada em apenas três dias ou uma semana. Por isso, estendemos a sua preparação para quarenta dias. Daí Quaresma, período de quarenta dias, que vai de
quarta-feira de cinzas até a quinta feira santa pela manhã.
Os textos liturgicos da Quaresma são belíssimos e nos conduzem ao verdadeiro espírito deste “tempo favorável”. Para não citar todos, lembro aqui apenas o Prefácio de uma das missas de domingo como
síntese de toda essa riqueza:
“Na verdade é justo e necessário, é nosso dever e salvação louvar-vos, Pai santo, rico em misericórdia, e bendizer vosso nome, enquanto caminhamos para a Páscoa, seguindo as pegadas de Jesus Cristo,
vosso Filho e Senhor nosso, mestre e modelo da humanidade, reconciliada e pacificada no amor.
Vós reabris, duarante a Quaresma, a estrada do Êxodo, para que vossos filhos, aos pés da montanha sagrada, humildemente tomem consciência de sua vocação de povo da aliança. E celebrando vossos louvores escute vossa Palavra e experimente vossos prodígios.
Por isso, olhando com alegria esses sinais de salvação, unidos aos anjos e aos santos, entoamos o vosso louvor, cantando a uma só voz:

“Santo, santo, santo…”

Encontramos neste Prefácio todos os elementos que caracterizam não só a liturgia deste Tempo, mas especialmente a sua teologia, a sua espiritualidade e a sua pastoral.
Voltamo-nos para Deus,”Pai santo, rico em misericórdia”; relembramos a grande experiência do Êxodo, da Aliança, da Libertação; assumimos nossa atitude de povo peregrino, ouvintes da Palavra, povo amado e escolhido por Deus…
       O povo de Deus no deserto andava…
       Ao longe avistou a Terra querida que o amor preparou…

É um tempo forte de escuta da Palavra, de oração e de jejum.
Mas é acima de tudo, um tempo de exercitar o perdão, a misericórdia. De nada adianta fazer jejum se a lingua é irada, se fere constantemente o irmão se cala o bem e põe em evidência o mal…
São quarenta dias que nos relembram a verdadeira Ressurreição, que nos ajudam a dizer sem medo :

       MORTE, ONDE ESTÁ A TUA VITÓRIA? (1 cor 15,55)

Durante a Quaresma, a Igreja nos propõe a cada ano, a Campanha da Fraternidade, que tem início na Quarta-feira de cinzas e se estende por toda Quaresma.
O tema da Campanha deste ano, “Fraternidade e a Vida no planeta” e o lema “A criação geme como em dores de parto”, reflete a questão ecológica, focando sobretudo o problema das mudanças climáticas.
Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais em todo mundo de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que vivemos.
Excelente momento para recomeçarmos as nossas atividades!
        Também sou Teu povo Senhor. Estou nessa estrada.
        Cada dia mais perto da Terra esperada!…

Obs: Imagens enviadas pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I