FORTALECENDO AS MEDIDAS SÓCIOEDUCATIVAS

Pastoral do Menor – Diocese de Santarém, 04 de fevereiro de 2010

Para marcar a abertura desta Campanha em âmbito Diocesano, a Pastoral do Menor desenvolveu oficinas na PaMen Centro, nos dias 02 e 03 de fevereiro e deu lançamento da Campanha no dia 04.

Foram proporcionadas oficinas nos dias 02 e 03, com discussões sobre a criança em situação de risco e adolescentes em conflito com a Lei. O objetivo era para sensibilizar a sociedade e o poder público sobre o compromisso que tem com o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, como pessoa humana com direitos e deveres em prol de uma vida digna. O trabalho foi desenvolvido através do método, VER, JULGAR e AGIR.

Durante o desenvolvimento do conteúdo foi discutido sobre o sentido do termo, ¨Dê oportunidade!¨ Na visão do Irmão Ronaldo Hein, coordenador da PaMen, a oportunidade se dá, proporcionando um ambiente onde o adolescente pode ter uma nova experiência de vida, onde valores humanos são ensinados e vividos; onde ele tem a oportunidade de estar com educadores que são testemunhas daquilo que estão ensinando; é neste contexto, convivência educador – educando, que o adolescente vai ¨experimentar¨ uma nova proposta de vida.

O fator mais importante das Medidas-Socioeducativas é o Educador, alguém preparado para poder proporcionar esta educação que vai levar ao desenvolvimento integral do adolescente em conflito com a Lei. A esperança, confirmada pela experiência de programas, como o da PaMen, e outros, é que o adolescente vai se transformando em uma pessoa diferente, capaz de assumir os seus erros, mudar de vida, mudar de atitude, aprender relacionar-se consigo mesmo, com o outro, com a criação e com Deus. No programa deve ter uma oportunidade de descobrir os seus talentos, desenvolvê-los e colocá-los ao serviço da comunidade. Assim vai aumentando a sua auto-estima, a sua capacidade de amar e deixar-se amar, do amor-serviço ensinado por Jesus Cristo, e, o sentido da sua vida.

Foram vistas as causas de adolescentes em conflito com a Lei. A falta de orientação para a vida por educadores capazes de conduzir o adolescente num bom caminho. A falta de alcançar uma vida digna, de moradia de qualidade, de atendimento à saúde, uma educação de qualidade, uma oportunidade de emprego. Todos esses fatores influenciam muito na escolha do adolescente na busca de algo que dará sentido para a sua vida.

Tudo isso foi destacado em oficinas desenvolvidas pelos participantes através de roda de conversa, trabalhos em grupos, reflexões com músicas e dinâmicas de socialização dos resultados em plenária.

A cerimônia de abertura da referida campanha foi oficializada no 04 de fevereiro, dando início à mesa de abertura composta pelo Irmão Ronaldo Hein, coordenador da PaMen, a Juiza da 7ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Santarém, Dra. Josineide Pamplona Gadelha, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; representantes do Conselho Tutelar, do CREAS Regional do Baixo Amazonas, e da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a sua apresentação, a Juíza fez referência às entidades no Município de Santarém que trabalham com crianças e adolescentes em situação de risco; usou um vídeo para enfatizar a necessidade de apoio e compreensão da sociedade quando o jovem está em situação de cumprir as medidas socioeducativas. O vídeo enfatizou o dever da sociedade e do poder público de assumirem o compromisso juntos para apoiar o adolescente que está nesta situação. Para que a mudança ocorra é necessário que não só a justiça tome as medidas de proteção mas que haja oportunidades para a reintegração social do adolescente.

Houve um depoimento de um jovem da Pastoral do Menor que esteve na Semana Pedagógica; o Mário veio participar com a intenção de ser voluntário na PaMen pois ele vai completar 18 anos e não pode mais participar como menino da turma da PaMen uma vez que completa esta idade. Com 15 anos o Mário esteve na medida de proteção na FUNCAP e participou no programa socioeducativo da PaMen; ele considera ter superado as dificuldades na vida dele pelo o apoio da FUNCAP e pela oportunidade dada de participar no programa da PaMen; ele emocionou-se ao agradecer pela oportunidade que lhe foi dada de recuperar a sua vida e de estar se preparando como voluntário da PaMen.

Às 10:30 foi declarada aberta oficialmente a Campanha Dê oportunidade em Favor das Medidas Socioeducativas, pela Juiza da 7ª Vara da Infância e Juventude.

Obs: Imagens enviadas pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]