www.mariainezdoespiritosanto.com

Foram as borboletas quem me pressagiaram a quarta lição. Cercaram-me em bando no caminho e quase me levantaram no ar, como à mãe de Poronominare. Tão mítico que a beleza tanta me surpreendeu.

Depois ficaram por aqui, entrando e saindo pela casa, querendo me dar um recado que eu não conseguia traduzir. Sabia que era de transformação, mas a sutileza dessas flores aladas me enternece de tal maneira que, ao tentar pensá-las, sinto como se tudo fosse muito pouco…

Ocorre que o dia seguinte me trouxe histórias: as histórias dramáticas que eu temia ouvir tão próximas. Vieram doídas, mornas ainda das lágrimas e das muitas dores. Ao final da tarde, a frase título apareceu translúcida:

No encontro com a Morte, a Vida se urgencia.

Foi depois disso que chegaram estes textos pelo correio eletrônico. E eu entendi, então, que era para compartilhá-los, já que vinham prenhes deste significado que as borboletas anunciaram.

Os dois autores pertencem à mesma família. Ambos perderam muitos entes queridos. Os dois se juntam e me trazem a quarta lição. Aí está:

Um depoimento de luz e esperança!
por Janimary Guerra Pecci

Ainda me pego imaginando (e é cedo para parar de imaginar) como anda o dia a dia das famílias que perderam muitos dos seus entes queridos… Como e onde estão encontrando forças para se refazerem emocionalmente? Que troca de luz e esperança estão realizando entre os que ficaram por aqui? Ah… Como eu desejo contar, a todas as famílias friburguenses que passaram Pelas experiências de perdas, um pouco do que EXISTE em nossa especial família GUERRA.

Assim vivenciamos a nossa tarde do último domingo, dia 6 de fevereiro de 2010. Na casa do Tião Guerra e da Mariane Canella, todos fomos acolhidos… Chegávamos aos poucos, trazendo as contribuições para o lanche comunitário, íamos nos abraçando de forma serena, longa, carinhosa… Um abraço ainda sufocado, afinal de contas era o nosso primeiro encontro, após o dia 12 de janeiro de 2010. As palavras eram poucas, mas o calor, este era por demais intenso, imenso! Junto deste calor humano, o clima era de muita paz! As crianças brincavam de um lado para o outro, as pessoas arrumavam a mesa, alguém enchia as garrafas de café, outro estourava a pipoca… O cheirinho no ar era o mesmo de quando ainda pequena sentia ao lado dos muitos primos e tios… Era cheiro de FAMÍLIA, de UNIDADE, de INTIMIDADE. Nessas horas, a gente sente vontade de exclamar: Meu Deus, como é maravilhoso ter uma família, como é divino cultivar os laços da simplicidade, da união, da esperança, da fé, enfim, dos verdadeiros valores! Nossa família é assim… Espero que muitas outras sejam assim, também.

Na sala, no quintal, os instrumentos começam a ser espalhados, começam a tomar vida, as crianças pegam uns e outros, produzem os sons daquela festa que nunca terá fim… Nós, os adultos, timidamente, vamos ensaiando algumas músicas, relembrando melodias… Nossa família Guerra é assim: sobram talentos para teatro, música, arte, criatividade, boas loucuras e ousadíssimos voos. E neste contexto, mais uma vez, a maior expressão que pode sair de minha boca é: GRAÇAS A DEUS!

Chegam os primos mais esperados, Samuel, Paloma e os filhos e a Sani, além da matriarca vovó Maria, estamos todos juntos… Não falta ninguém, pois pela nossa fé, mesmo os que mudaram de esfera, estavam conosco… O anfitrião puxa a fila das homenagens e deste primeiro fio, um belíssimo novelo de lã vai se enrolando ou desenrolando, sei lá, é difícil de explicar, só dá pra sentir. A roda, no quintal, é imensa, uns pedem a palavra, relembram momentos que jamais serão esquecidos, choram, convidam a todos para uma oração… Outros pegam livros de histórias e as contam, enfatizando as mensagens das entrelinhas, muitos vamos revezando as canções… Nossa reunião é uma festa que se traduz em CELEBRAÇÃO DA VIDA! É claro que, em meio a tanta emoção, entrega e transparência, muitos dos guardanapos (que seriam utilizados no lanche) foram passados de mão em mão para enxugarem as lágrimas. E, em meio a tanto amor, nesta tarde de domingo, realizei uma experiência de família jamais vivida até então: descobri ou redescobri que chorar junto, dividir a dor e a alegria, escutar o outro, apoiar os mais sofridos é, inexplicavelmente, algo MARAVILHOSO!

Depois de tantas homenagens aos nossos que se foram, a partilha dos quitutes mineiros (nossa família é de lá) continuou, num 2º tempo. E lá pelas 22h, sem termos sentido o tempo passar, alguns começaram a se despedir, outros ainda permaneceram e não tive notícias de quem saiu por último… Mas, independente da hora em que cada um deixou aquela casa tão especial, o que importa dizer é que estávamos encerrando um encontro o qual, confesso, não gostaria que acabasse nunca. Acho que todos sentiram também assim… Parecíamos todos tão protegidos… E é por ter nascido nesta família que, até o fim de minha vida, serei grata a Deus! Não tenho dúvida de que ainda vivenciaremos inúmeros encontros pela frente, mas pelo menos, este primeiro, eu não poderia deixar de compartilhar com vocês, meus irmãos friburguenses!

(escrito em homenagem a toda a família Guerra, de Conselheiro Paulino, na saudade especial dos seus oito entes queridos que se foram no dia 12/01/2010, vítimas de soterramento no Loteamento do Barão. São eles: a matriarca Erotides Guerra (Tidi), a filha Sara, o genro Renato e os netos Carolina, Luiz Guilherme, Victor Hugo, Maria Victória e Manoela

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]