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O que deveria ser obrigatório a todas as escolas de ensino fundamental, é apenas prêmio para escolas de baixo nível de desenvolvimento na educação básica. Em países onde a educação da infância e da juventude é levada a sério, os alunos passam o dia todo na escola, estudando, recreando, se alimentando e recebendo assistência direta de professores, pedagogos e psicólogos. Assim, cedo as crianças começam a criar gosto pela instrução, pela educação e pela busca de descobrir sua vocação humana. Pouco a pouco elas vão adquirindo ciência do mundo ao seu redor, a entender o certo e o errado, a ética na vida pessoal e coletiva.

Como o Brasil ainda está distante dessa prática educacional, o Ministério da Educação, o MEC criou um programa chamado de ?mais educação?, para que escolas de baixo nível de aproveitamento educativo mantenham seus alunos o dia inteiro na escola, isto é, com recursos para escolas que seu nível de aproveitamento é abaixo do sofrível. Tal programa que deveria ser para todas as escolas fica reduzido às escolas incompetentes.

O MEC quer ampliar o programa para um número maior de municípios no país. No ano passado, 10 mil escolas com 2 milhões e 200 mil estudantes já receberam recurso do programa. Neste ano de 2011 o MEC pretende aumentar o número de escolas a serem assistidas pelo programa.

Ao menos duas conclusões se pode tirar de tal notícia. Uma, é que o número de escolas com desnível educacional é muito maior do que 10 mil, já beneficiadas. A mediocridade predomina nas escolas brasileiras. Outra conclusão é que educação ainda não é prioridade nas políticas públicas dos vários governos. Mesmo com várias iniciativas pontuais, como é esse programa mais educação, nem o MEC, nem Seduc, nem Semed fazem da educação integral uma prioridade de sua pasta. E o resultado está à mostra pública, alem de escolas inadequadas, professores mal pagos e até falta de professores.

Agora mesmo, uma turma de terceiro ano de ensine médio em Santarém, está recebendo estudo de filosofia em 3 aulas para poder registrar em seu boletim, que estudou filosofia isto porque não tiveram professor durante o ano. Imagine-se um curso de filosofia em 3 aulas para justificar o certificado de conclusão para uma turma que deverá ingressar na universidade em seguida. E fica a indagação ? por que o programa ?mais educação? é vai para todas a escolas de ensino fundamental? Por que são premiadas apenas escolas medíocres?

* Pároco diocesano e coordenador da Rádio Rural AM de Santarém.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


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