[email protected]

Quem ama o feio bonito lhe parece e quem ama o belo cedo se apaixona. Assim pensam muitos, pois a beleza é relativa. Mas, e o natal onde está sua beleza? Nas luzinhas de enfeite? No pinheiro falsificado? No Papai Noel? No presépio e no canto tradicional da noite feliz?

Para muitos talvez, a beleza do natal está no feriado, para outros nas vendas dos produtos natalinos, mas que sentido tem o natal hoje numa sociedade tão pluralista, tão desgastada pela falta de ética em muitos setores da vida? Tudo depende de como as pessoas olham o significado da data.

Uma criança de família religiosa tradicional é levada a se deter no contemplar o presépio, com o menino, sua mãe, o padastro, os animaizinhos e o anjo. Já um adulto cuja fé anda bastante desgastada pela falta de espiritualidade, mesmo assim pode sentir que é tempo de festa ao menino Deus que se fez ser humano para nos salvar. Aí enfeita a casa, vai à missa, organiza a ceia natalina com a família e assim passa o natal.

Há os que aproveitam o natal pelo feriado e vão descansar no balneário, no sítio, ou na praia, afinal… vale a pena o descanso. Outros, mais comprometidos com a fé em Jesus, se alegram com o natal, pois comemoram mais um aniversário daquele que mostrou com palavras e atos o que é amar até a última gota de sangue e amar até quem não o ama.

Tais pessoas aproveitam o natal para oferecer um presente especial ao aniversariante, a renovação de seu compromisso de continuar aprendendo amar como Jesus amou. O natal do cristão comprometido é um dia alegre, pois lhe traz a certeza de que o aniversariante é o libertador, o irmão maior que nos acompanha em todos os momentos da vida, inspirando, admoestando, orientando.

E o natal para Jesus como será? Ele o aniversariante, que acompanha este planeta de 6 bilhões e meio de seres humanos, com seus deuses, seus ídolos, suas crenças e descrenças. Como o aniversariante do dia encara os beneficiários de sua Boa Nova, sua morte na cruz e ressurreição e que hoje, apenas um de cada seis seres humanos sabe que ele deu a vida por todos? E a grande maioria dos que já ouviram falar dele, não o seguem, ou o interpretam fora de rumo, outros o substituem pelo papai Noel.

Será que ele se aborrece? Rejeita a festa? Fica indiferente? Conhecendo um pouco este Jesus, Deus que se deu ao trabalho de se despojar de seu poder divino para se tornar um humano igual a nós, certamente sabe que ele se diverte, acolhe os que o procuram e pede que os comprometidos com sua Boa Nova, que lhe dêem como presente se preocupar de mostrar o caminho da felicidade aos que não crêem.

O aniversariante do dia não se preocupa com os que o substituem pelo papai Noel, mas sim, com os cristãos que não conseguem ser autênticos, isso sim, o deixa preocupado, pois o natal não é para ser um dia apenas, mas o ano todo. Então, Feliz Natal!

* Pároco diocesano e coordenador da Rádio Rural AM de Santarém.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]