Therezinha Paiva 21 de dezembro de 2010

 

 

          Algo estranho se passa comigo nesta época do ano.
          No início de novembro, primeiro domingo, armamos a árvore de Natal . É um momento nosso: minhas filhas, neta e eu colocamos lâmpadas e enfeites. É muito gostoso prepararmos nossa casa, a casa de todos nós, a minha casa. Nas portas de entrada guirlandas, conosco há mais de 30 anos e velas natalinas nos castiçais.
          É uma alegria preparar o Natal.
          Depois, chega a tristeza, Por que? Não sei.
          A espera do dia de Natal me faz triste, pensativa, emotiva, chorona. É sempre assim, desde minha juventude.
          No domingo que antecede o Natal, em nosso almoço, um bolo de velas, este ano o número 2010, idade do aniversariante. Míriam, minha filha se encarrega das velas. Muito parece comigo a minha filha. Sobre a mesa um presépio para firmar na cabecinha de Marina, minha netinha, o que celebramos nessa data e para que pessoa alguma esqueça o significado dessa importante data.. Cantamos “parabéns pra você” e Marina assopra as velas. Corta o bolo e ditribui as fatias. É lindo ver seu rostinho, a alegria que faz com que seus olhinhos brilhem.
          O Papai Noel está presente em todos os lugares; onde fica o Menino Jesus? Em frente à minha casa, pelo segundo ano, um lindo presépio. Isso é positivo e faz bem, creio que até mesmo para os não cristãos.
          Muitos são os presépios espalhados pela cidade.
          Quem não gosta do Papai Noel, figura tradicional e que tanta alegria traz para crianças e adultos.? No entanto é preciso que a festa não seja dele.
          Minha família materna se reune no dia 25 desde que eu nasci. Mantemos a tradição criada por nossos avós e é motivo de alegria para todos. Três gerações de mãos dadas, agradecendo e sonhando com o ano que se aproxima.
          Possa eu, por mais alguns anos ter a felicidade de comemorar esta data de união, de amor, de fraternidade, de solidariedade, de querer estar junto.
          Para todos, um Feliz Natal!
          Um abraço e o meu carinho,

Obs: Imagem enviada pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I