[email protected]

Eleições democráticas para diretores e diretoras das escolas municipais da cidade realmente merecem aplausos, pois é uma das melhores aulas de democracia para crianças e adolescentes. Aprender a ter opinião própria, decidir por uma escolha. Certamente quando essas crianças e adolescentes chegarem à idade do voto político terão mais maturidade de escolha que grande parte dos adultos de hoje, que ainda não tem consciência de responsabilidade política e votam em candidatos ficha suja, ou por simpatia, ou a troco de favores.

Nas escolas Municipais da cidade está acontecendo algo novo. Diretores e diretoras serão eleitos pelo voto universal dos alunos e demais funcionários da escola. Claro que os candidatos a diretores de escolas passarão por uma triagem de competência para cargo. Isto é, o diretor ou a diretora de uma escola, primeiro passará por um teste de competência. Depois passará pelo teste do voto de todos os membros daquela escola.

Dentro deste processo democrático, se supõe que sejam dadas aos estudantes e funcionários, aulas prévias de ética prática nas relações humanas, para que os membros da escola não reproduzam as práticas imorais de corrupção eleitoral. Exatamente para ser educativo o processo de eleição de diretores, os alunos precisam ser alertados e instruídos sobre o que é democracia, honestidade, escolha do que é melhor em competência para dirigir uma escola.

Se tudo isto for feito pela Secretaria de Educação, certamente dentro em breve Santarém será uma escola de educação democrática e os futuros eleitores na política Municipal e Nacional serão mais éticos nas escolha de políticos. Também as e os doretores das escolas municipais estarão mais fiscalizados por seus eleitores e poderão melhorar sua gestão.

Restam ainda alguns complementos desse processo democrático como, qual a duração do mandato, quais os instrumentos de fiscalização por parte dos eleitores da direção da escola e qual a relação entre a secretaria de educação e a escola sob sua responsabilidade. Certamente em breve tais questões serão clareadas. Democracia é isso, uma construção permanente.

* Pároco diocesano e coordenador da Rádio Rural AM de Santarém.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]