[email protected]

Estamos em pleno Advento, quando a Igreja Católica se prepara durante quatro semanas para a celebração do Natal. Este tempo de preparação, conhecido como Advento, é carregado de profundo sentido espiritual advindo de suas raízes bíblico-teológicas, cuja densidade transcende as quatro semanas e projeta-se para além do Natal, apontando para a escatologia, para a outra vinda de Jesus, não mais sob a humilde e frágil forma de uma criança, mas, glorioso e triunfante, “o Filho de Deus, um dia, virá como Juiz e Senhor da História, revestido de poder e glória, a quem todos deveremos prestar contas de nossa vida”.

Entretanto, cronologicamente, o Advento está inserido no calendário litúrgico, dando início ao Ano Litúrgico da Igreja, o qual, diferentemente do ano civil que se inicia no primeiro dia de janeiro, o Ano Litúrgico, tem início no 1º Domingo do Advento, sendo certo que o Ano Litúrgico não tem começo nem fim, é contínuo, é o Kairoz, tempo de Deus. Apenas, por uma questão de compreensão prática situamos o Advento como início do Ano Litúrgico, tempo de preparação para a vinda do Senhor no Natal e para sua vinda escatológica.

Destacam-se no calendário litúrgico duas grandes festas da Igreja: o Natal e a Páscoa. O Natal celebra a vinda de Jesus e a Páscoa a sua ressurreição, revestindo-se estas festas da maior importância dentro do Ano Litúrgico, o que requer para ambas uma preparação condizente com a sua significação dentro da história da salvação.

“As antigas comunidades cristãs, quando começaram a celebrar o Natal, o fizeram ao mesmo tempo, como o desdobramento da alegria pascal e como celebração do início do mistério da salvação. E assim como a festa da páscoa era preparada por um tempo de jejum e escuta da Palavra, colocaram também um tempo de preparação antes da festa do Natal.” (*¹)

Todavia, o Advento caracteriza-se como tempo não só de preparação mas, de espera e vigilância. Teologicamente essas dimensões contidas e vislumbradas nas celebrações do tempo do Advento, estendem-se para além do Advento, porquanto, “toda celebração cristã tem uma dimensão de espera do Reino, pois a cada dia suplicamos na oração que o próprio Jesus nos ensinou: “Venha o teu reino“; e no coração da prece eucarística aclamamos: “Vem, Senhor Jesus”. Por isso é que, o advento nos é dado a cada ano como sacramento da ESPERA que nos prepara para celebrar as solenidades no Natal, quando ele VEIO a primeira vez “revestido de nossa fragilidade, para realizar seu eterno plano de amor”; e nos coloca na perspectiva da segunda vinda quando ele VIRÁ revestido de glória, para conceder-nos plenitude de salvação”. (*²)

Por isso é que a Liturgia Ocidental, nas duas primeiras semanas do Advento, acentua a espera da segunda vinda de Cristo no final dos tempos, enquanto nas duas últimas semanas enfatisa a preparação para a celebração do Natal. Assim, as orações, leituras, salmos, cantos e prefácios expressam o sentido próprio de cada domingo, a exemplo do canto de abertura do primeiro domingo: “Ouve-se na terra um grito, do povo um grande clamor: Senhor, abre os céus, que as nuvens chovam o Salvador!” ; ou no segundo domingo em que se canta: “Eis que de longe vem o Senhor para as nações do mundo julgar e os corações alegres estarão como numa noite em festa a cantar. Já no terceiro e quarto domingos, cujo sentido é de de preparação para o Natal, o contexto é da vinda do Messisas que chega e dessa forma tudo expressa essa chegada, como nos cantos: “Alegrai-vos irmãos no Senhor. Sem cessar, eu repito, alegrai-vos; veja o mundo a vossa bondade. Perto está o Senhor, em verdade”; e no quarto domingo: Das alturas orvalhem os céus e as nuvens que chovam justiça, que a terra se abra ao amor e germine o Deus Salvador.

Da forma como acontece com os cantos, também, as orações, leituras, etc, tudo está em consonância com o sentido bíblico-teológico de cada semana, apontando-nos a atitude espiritual de sujeitos em estado de permanente vilgilância e espera, carregadas de temor e ao mesmo tempo de esperança nas promessas anunciadas pelos profetas e aguardadas com ansiedade pelo povo de Israel. A espera e a vigilância encontram-se na parábola das virgens sábias, com suas lâmpadas acesas, contada por Mateus 25, 1-3, lembrando o mandamento de vigiar, que se aplica também a todos nós, hoje e sempre, conforme nos exorta e ensina o texto a seguir:

“Tal como a terra se abre à semente, ou como a sentinela espera a aurora, entramos nesta atmosfera de piedosa e alegre espera. Esperamos por alguém que já está presente. A vigilância então é uma atenção ao momento presente.

Estar vigilantes a nós mesmos, para não nos deixar enganar … para não confundir o nosso desejo mais profundo com o desejo de posse ou para não sermos guiados por desejos desorientados: desejos de vingança, desejo de sempre ter razão, desejo de vencer a qualquer preço, etc;

Estar vigilantes à palavra que nos é dada na liturgia, prolongando a escuta na oração pessoal, para que possamos encontrar a plena orientação dos nossos desejos pela mediação do Verbo que vem ao nosso encontro. “É Ele que ama em nós” (Jean Yves Leloup);

Estar vigilantes no cotidiano, no `cuidado da casa`; viver o momento presente com atenção ao espaço que ocupamos, aos gemidos da terra…, às pessoas, “acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem”. (*³)

Por outro lado, “a palavra Advento, como tantos outros termos importantes do cristianismo foi tirada do vocabulário pagão e significa chegada ou vinda. Ao longo do tempo, foi assumindo o sentido tanto do nascimento do Senhor (o Senhor veio!), quanto da preparação para este evento (o Senhor vem!) e também da espera da segunda vinda de Cristo (o Senhor virá!)”. Essa dimensão de espera do Reino perpassa toda celebração cristã. Assim é quando suplicamos a cada dia na oração que o próprio Jesus nos ensinou: “Venha o teu reino!” E quando no coração da prece eucarística aclamamos: “Vem, Senhor Jesus!”. Na verdade, ele VEIO, VIRÁ e VEM agora. Por isso, a liturgia do advento nos situa neste VEM, no HOJE intermediário entre o passado e o futuro, e nos impulsiona a fazer de cada AGORA um tempo de salvação. Portanto, a invocação ”Vem Senhor Jesus!”, dos cantos e orações, expressa os gemidos e anseios da humanidade e de todo o universo à espera da libertação. É o grito do próprio ESPÍRITO que se une à Esposa para dizer: “Maranatá, VEM, Senhor Jesus” (1Cor 16,22 e AP. 22,20), pois o Espírito é o verdadeiro precursor do Messias: ele que falou pelos profetas e que antecipou em João Batista, em Zacarias, Isabel, em Maria, a alegria pela VINDA DO SALVADOR. (*³ idem).

Algumas características litúrgicas do Advento são expressas através de sinais sensíveis próprios desse tempo rico de significado e espiritualidade, tais como: “ a cor roxa que não tem caráter penitencial, como na quaresma, mas expressa a ânsia e a alegria da espera; a ausência de flores e do Glória, reservados para a festa do Natal; a coroa do advento, cujas quatro velas vão se acendendo progressivamente e expressa a nossa atitude de vigilância, como as virgens do Evangelho de Mateus 25, 1-13. A luz da vela evoca o próprio Cristo, Sol da justiça, a quem esperamos “com toda a ternura do coração”. A forma circular da coroa refere-se à harmonia cósmica. Os ramos sinalizam a relação com a natureza e o seu verde é sinal de esperança”. (*³ idem).

Destacam-se, também, como sinais sensíveis do Advento, os textos bíblicos da primeira aliança que falam das promessas messiânicas, tendo Isaías como profeta do deserto, figura importante do Advento.

Também, no Evangelho, aparecem outros sinais sensíveis representados por figuras importantes do Advento, a exemplo de: João Batista, a voz que clama no deserto; Maria, a virgem grávida do Verbo da vida; Isabel, a mulher estéril que fica grávida; Zacarias, o pai de João Batista: José, o homem justo e solidário; os anjos cantores da boa nova… Porém, o grande personagem é o CRISTO, o esperado, o desejado, o sol do oriente, o Emanuel.

Revelam-se, ainda, como sinais sensíveis: os prefácios, as demais orações, as antífonas dos salmos responsoriais e do Ofício Divino (LH) que explicitam os sentidos do Advento em cada um dos quatro domingos, bem como os cantos e a música que expressam, também, de forma especial, toda a dimensão litúrgica do Advento.

E por fim, é sinal sensível especialmente característico do tempo do Advento, a prece bem antiga, “Vem Senhor Jesus!”, que expressa a fé e a esperança de todos os homens e mulheres na unidade, com a transformação do ser humano e do cosmos sob o juízo de Deus. Ela envolve a súplica da manifestação universal da glória divina na realização escatológica da salvação.” (*4)

Subsídios Bibliográficos:

*¹ (Pe. Marcelo Rezende Guimarães, Liturgia em Mutirão, nº 15, pág. 47).

*³ (Idem, Liturgia em Mutirão, nº 15, pág. 48).

*³ (Ir. Penha Carpanedo pddm, Curso realizado em Recife – 2009).

*4 (Ione Buyst, Liturgia em Mutirão, nº 17, págs. 54/55).

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]