Laudi Flor 9 de novembro de 2010

[email protected]

Sempre tive deslumbramento especial pelos balões de gás, aqueles coloridos que povoam os parques de diversões, aniversários, festas escolares, Natais, comemorações…

Esses balões são quase encantados, têm vontade própria e permanecem nas mãos daqueles que eles mesmos escolhem. Digo isso porque ao menor descuido do seu dono, somem no infinito azul, deixando-nos tristes pela trágica impressão da perda brusca, pelo oco, pelo sentimento desconcertante de que não agradou.

Lembro que quando criança tinha o cuidado de enrolar na mão, com voltas e voltas, o cordão que prendia o balão, mas de nada adiantava. Inevitavelmente “fugiam”!Pensava: “Onde estariam em melhor situação do que preso a mim que o cobria de cuidados?”

Como o cachorrinho abandonado na Praça que não aceita os carinhos da senhora, mas abana o rabo até não poder mais, ao ver uma criança que ele escolheu em total nonsense, decididamente, não tenho dúvidas, eles, os balões, escolhem seus donos.

Nunca vi brilho nem fantasia nos balões sem gás que permaneciam dias comigo. Queria mesmo os fujões porque pareciam vivos, porque certamente escapavam para viver toda uma imensidão de cor anil.

Imagino que hoje muitas coisas escapam de nossas mãos, escorregam entre nossos dedos. Assim num piscar de olhos e sem avisar aparecem e desaparecem do nada, deixando-nos com uma terrível sensação de vazio, sumiço e melancolia.

É o que acontece com o emprego, com os amigos, com o tempo, com os planos para o futuro, com a palavra que deixou de ser pronunciada… Enumerar as razões que fazem com que a cor da alegria do momento evapore, numa poeira de tempo, é quase impossível. Só sabemos que perdemos, esquecendo que para perder, um dia ganhamos.

De tudo, temos sorte! Em alguns casos, existe a possibilidade da substituição; trocar o azul pelo vermelho, o amarelo pelo verde, o laranja pelo branco… De outra forma então, quando não se puder substituir, resta curtir a dor do abandono deixando-os “voar, voar, subir, subir, ir por onde for” para que lá, como “anjos de gás” alegrem e divirtam eternamente os anjos dos céus!

Então, você, caro leitor, se perdeu o balão colorido como eu, tranqüilize-se e alegre-se, pois no fundo, a partida foi por uma boa causa. No mais, imite-o e vá ganhar o seu mundo!

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]