[email protected]

Que bom que Lula decretou a criação de uma representação diplomática em Tuvalu. Isso mostra quanto ele valoriza os pequenos países e também os países pobres da Oceania, da África e os da América Latina e do Caribe. Isso significa indepenedência e autonomia do Brasil que não fica mais sujeito às ordens do falido império americano. Que bom que Lula tem aproximação diplomática com todos os povos, inclusive com o Irã. Se os Estados Unidos, em vez de ficarem invadindo e ameaçando países, fizessem essa política de paz e aproximação, o mundo seria outro. Parabéns ao presidente Lula, por mais este passo em favor da diplomacia do Brasil com o mundo, sem contar que na Inglaterra, da qual Tuvalu é uma possessão, Lula é recebido pela rainha Elizabeth com “pompa e circunstância” e nos Estados Unidos, potência aliada da Inglaterra, Lula “é o cara”.

Através desse fato diplomático, Lula demonstrou, mais uma vez sua ampla visão política, contra a cegueira da direita, representada por uma parte dos católicos, e se antecipou em assumir uma representação diplomática do Brasil em Tuvalu, dando oportunidade a um pequeno país, ignorado pelas grandes, e ao mundo, o exemplo de solidariedade que faltou a quem vê nesse ato político e até humanitário um desperdício financeiro por parte do Brasil.

Partindo do princípio de que só têm valor os países ricos e poderosos, as pessoas que condenam Lula por ter assumido uma representação diplomática em Tuvalu, deveriam, também, condenar a ajuda humanitária de milhões de dólares que o Brasil deu para o Haiti, além da disponibilização de tropas, médicos, enfermeiras, professores e até da expansão do programa “saúde da criança” que mantém naquele país. Afinal, o que é o Haiti? O que representa um pequeno e arrasado país do Caribe, desprezado pelos franceses e europeus, porque através de luta sangrenta e desigual de seu povo, expulsou os poderosos colonizadores e exploradores europeus de seu exíguo território? Teoricamente, Lula não deveria enviar ajuda financeira e humanitária ao Haiti. Essa seria a retórica condizente com o mesquinho entendimento de quem condena Lula em relação à representação diplomática em Tuvalu.

Por outro lado, partindo da mesma premissa em relação à representação diplomática brasileira em Tuvalu, países como Luxemburgo, Mônaco e outros, já deviam ter sido banidos das relações internacionais, pois tratam-se de países tão pequenos quanto Tuvalu. No entanto, os dois citados principados destacam-se pelo desenvolvimento social e pelo turismo que alavanca os recursos para manterem o elevado idh (índice de desenvolvimento humano) de suas populações.

Ademais, numa visão macro-econômica, a criação de uma representação diplomática em Tuvalu, não pode ser contabilizada tão somente em relação ao valor monetário investido pelo Brasil naquele pobre e pequeno país, mas pelos dividendos políticos, sociais, integracionais e também comerciais entre os dois países. Todavia, essa visão mais avançada e abrangente jamais poderá ser adquirida pela direitona reacionária e preconceituosa, que pauta sua cultura e seus conhecimentos exclusiva e primordialmente através da rede globo e da revista veja, assimilando desses representantes da grande mídia, pertencente aos grandes grupos que monopolizam a comunicação no Brasil, essa visão tacanha, alienada e distorcida da realidade. Como esses mesmos grupos bem que tentaram derrubar Lula! Mas, como não conseguiram, agora, no período da campanha eleitoral, assacam contra a candidata Dilma Roussef, da forma mais vil, infamante e sem provas concretas, tentando desestabilizar até a democracia com a ameaça de golpe contra a posse de Dilma Roussef, que será eleita já no primeiro turno, conforme atestam todas as pesquisas, inclusive as dos institutos ligados à rede globo, à Folha de São Paulo e ao candidato Serra.

Portanto, reconheçamos nossa hipocrisia, pois se o decreto em favor de Tuvalu tivesse sido assinado por FHC, toda essa direitona beata e alienada que considera dar uma esmola a um miserável uma coisa meritória (para sua consciência obtusa) e não move uma palha para ajudar a fazer a mudança social no Brasil, estaria elogiando e não demonizando, como faz com o vitorioso governo de Lula, reconhecido pela grande maioria do povo brasileiro e dos demais países, e por todas as pessoas de uma visão menos estreita, para quem a prática do evangelho não consiste somente em rezar, mas, também, em praticar a justiça.

Parabéns, presidente Lula! Certamente você será reconhecido pela posteridade, não só como o presidente que conseguiu mudar a face escura do subdesenvolvimento e da miséria no Brasil, mas, também, como o presidente que ajudou os países pobres e indefesos a se desenvolverem, numa tentativa de, através da inclusão deles no concerto das nações, promover a paz e a concórdia no mundo .

*”Tuvalu é um grupo de nove atóis coralinos que se estendem ao longo de 560 quilômetros, de noroeste a sudeste, situadas na Polinésia, numa área marítima de 1.060.000 km². Ligeiramente ao sul do equador, o arquipélago está situado a cerca de 4.000 km ao nordeste da Austrália, ao sul das Ilhas Gilbert, localizado aproximadamente a 8º s, 178º ”
Possui delegação permanente ante as Nações Unidas, em Nova Iorque e ante a União Europeia, em Buxelas”.(wikipédia).

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]