Somos filhos da Terra!

Hoje em dia temos consciência de que a vida do ser humano está intimamente ligada à vida de nosso planeta. Não existirá um futuro para a vida, seja humana, seja cósmicoecológica, se não mudarmos a maneira como nos comportamos em relação ao meio ambiente e ao cosmos.

Ao longo da história, nossa intervenção tem sido predatória e destruidora. Queimamos, poluímos e destruímos a natureza. Essa agressão à Terra tem conseqüências muito sérias para o futuro da humanidade.

Necessitamos de um novo olhar e um novo modelo de relacionamento com todos os seres vivos, no qual o homem é parte e parcela da natureza, em relação de interdependência. É preciso ver a Terra como um organismo vivo, também chamada de Gaia, ou seja, A Grande Mãe dos antigos, que tudo gera e sustenta.

Como conclui a Carta da Terra: “Que nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência diante da vida, por um compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, pela luta por justiça, pela paz e pela alegre celebração da vida”.

*Camiliano, pós graduado em Clinical Pastoral Education pelo S. Lukes’s Medical Center (Milwaukee, EUA). Professor doutor no programa de mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo (SP) e autor de inúmeras obras na área da bioética, dentre as quais Bioética: um grito por dignidade de viver e co-organizador de Buscar sentido e plenitude de vida: bioética, saúde e espiritualidade.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]