Dasilva 24 de agosto de 2010

 

Quando digo eu sou estou dizendo que eu sou único que “outro que nem que eu, só eu”. Quer agrade, quer desagrade. E quando afirmo que tu és, digo que tu és única porque nenhuma pessoa se repete, esteja ou não no padrão do patrão que dita a moda.

O fato de cada pessoa ser irrepetida gera uma grande autoestima. Nesta esfera de ser singular, não existe superior nem inferior. Não há o que temer. Representa o fim das comparações, da competição e da humilhação de não ser melhor ou maior.

Quando afirmamos nós somos, falamos de uma relação que só pode existir quando há o protagonismo do eu e do tu. Nós somos nunca poderia ser a soma, nem a diluição, ou a submissão do eu ou do tu. Porque essa relação significa uma decisão, um diálogo.

O nós somos real acontece por um entrelaçamento ou por um intercâmbio desejado, acontecido ou imposto. Assim, o nós somos nasceu pela mesma herança genética, histórica, religiosa ou sociocultural e sobre isso não podemos ficar lamentando.

Os laços de sangue e o ambiente de convivência podem produzir um nós somos rico de afinidades e de tensas disputas. Mas, também produzem um nós somos onde o tu e o eu constroem firmes convicções, solidários projetos de vida e uma terna afetividade.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I