www.dannieoliveira.blogspot.com
[email protected]

Esses dias sentada numa cadeira vendo os carros passar em frente a um lugar aí da cidade, fiquei divagando sobre essa ilusão que as pessoas tem sobre nós jornalistas.Tem gente que coloca alguns (algumas) ‘colegas’ a nível de celebridades quando muitos (as) são grandes babacas.O mundo é uma grande encenação.

Algumas verdades…

– Nem todo jornalista sabe escrever. São raros os que obedecem as normas de escrita, conhecem o Dicionário Aurélio e conseguem enunciar a seqüência lógica dos fatos. Tem gente que começa um texto falando sobre chapeuzinho vermelho e termina falando sobre os três porquinhos. Já vi colegas escreverem palavras com “s” com a letra “z”. Pior que isso é só o uso abusivo de clichês “risco de morte”, “vítima fatal”.

                                                               Cátia

– Nem todo repórter é inteligente. Não se iluda com aquela cara de “eu sou o Einsten” que alguns fazem. Alguns coleguinhas são completamente dependentes dos pauteiros. Já vi gente ficar que nem cego em tiroteio quando vai pra rua sem a pauta.

– Jornalista não ganha bem. Aquela moça toda metida que longe das câmeras nem te dá tchau e age como se tivesse o rei na barriga, ganha mal para caramba. Se tiver recebendo um salário mínimo e meio é muito.

– Jornalista é o rei da simpatia. Errado. A grande maioria anda estressado e vive tomando café. Legal, mesmo só depois de um cerveja ou quando tá longe do celular ou de folga.

– Jornalista é tudo bonitinho. Ilusão. Nada que uma maquiagem não resolva.

– Jornalista vive cheio de mulher e homem (relação). A grande maioria é interesse. Por outro lado conheço colegas que aproveitam o trabalho na mídia (rádio e televisão principalmente) para passar o rodo. Tem gente que não vale uma cibalena. Mas tem exceções. Gente fiel. Casada e que ama seus companheiros.

– Jornalista esta sempre impecável. Mentira. 70% da galera fuma e vive sempre com um cheirinho de suor, anda largado e não entenda nada de moda.

– Jornalista enxerga bem. Aí! É tanta coisa pra tomar nota, escrever, atentar, descrever nos mínimos detalhes que é preciso usar óculos. Alguns de descanso outros fundo de garrafa.

– Jornalista tem o carro do ano. Que nada! Como já mencionei, ganha mal, logo isso não é possível. Se tiver uma motoca ou um fusquinha é muito. Mas tem muita gente que anda de ônibus mesmo ou ainda de carona.

                                       José de Assis Santos

– Jornalista é pé no chão. Pode ser, mas tem muito sonhador. Pessoas que acham que ‘podem mudar o mundo’.

– ‘Trabalho aqui porque gosto. Eu amo meu trabalho. Amo essa empresa.’ Mentira! Faz uma proposta de salário maior pra você ver se não muda esse discurso rapidinho. É o primeiro a limpar a mesa e ir embora.

– Todo jornalista é amigo de jornalista. Ui! Se você souber que a concorrência é braba. Junte alguns inimigos e amigos num mesmo ambiente pra ver se não terá início à terceira guerra mundial. Sem comentários …

Faltou alguma?

*** Que fique claro isso aqui é uma grande brincadeira com um fundo de verdade intrínseca.

Obs: Imagens enviadas pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]