([email protected]

Um povo desenvolvido é também educado e sabe que seus direitos terminam onde começam os direitos dos outros. Onde existe uma sociedade civilizada não há necessidade de polícia vigilante.

Em Santarém, ainda há uma longa caminhada no processo de educação no relacionamento das pessoas. Nesta cidade, ainda há pessoas que lançam água utilizada em casa no esgoto público, ou no rego da rua; ainda há os que jogam lixo na rua, animais mortos em terrenos baldios, e há os ignorantes e arrogantes, donos de carros e motos, que utilizam as praias públicas para pista de corrida ou estacionamento. São pessoas que até melhoraram de situação financeira, mas não cresceram em educação e se sentem com mais direitos que os outros.

A situação dos mal educados está tão séria nas praias de Santarém, que polícia e bombeiros se obrigarão a fazer plantão nas praias para expulsar os ignorantes que invadem com seus veículos os locais, onde crianças e adultos também freqüentam para lazer. Isso lembra um exemplo histórico.

Próximo ao Japão existe um país chamado Singapura. Lá existe uma lei rigorosamente cumprida que, se uma pessoa jogar lixo, até um papel de cigarro na rua e for flagrado, é preso imediatamente e leva várias chicotadas na delegacia e é solto. Caso seja flagrado mais uma vez, a punição é mais rigorosa. Resultado é que as ruas e praias são bem limpas e poucas pessoas são punidas. É um país civilizado e desenvolvido.

Que tal se, em Santarém, ao menos nas praias, for baixada lei semelhante. Nem precisavam chicotadas, bastava prender os veículos estacionados ou transitando na área. Certamente que se conseguirá tornar os ignorantes mais civilizados! Com a multa salgada, os arrogantes ficarão mais humildes e as praias se tornarão áreas seguras para lazer. Afinal elas são para todos, menos para veículos. Antes havia um ditado que dizia – povo limpo é povo civilizado. Que se pode acrescentar – motoristas educados são motoristas civilizados e éticos.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]